Realizado de 2 a 7 de maio, o evento conta com uma programação em 60 municípios goianos

Ponto do Artesanato, de Késsia Sousa, dedica-se a casamentos. São diversos enfeites diferenciados da área, afinal, inovar é fundamental
Yago Rodrigues Alvim
Em 2010, por conta de uma gravidez, Késsia Sousa Silva deixou seu trabalho na área da saúde, em que tem formação, para se dedicar ao bebê que viria. Certo dia, foi presenteada com um enfeite. Era um quadro com biscuit. Curiosa com aquilo, procurou conhecer como era feito e o todo que o envolvia. Assim, deu início à Ponto do Artesanato, uma empresa que tem realizado a vida da, hoje, microempreendedora.
Como Késsia, Paulo Vinicios Bontempo tem se dedicado a um microempreendimento. Tudo começou com uma loja, a “Coisas da Fazenda”. Ali, vendia doces caseiros, ovos caipiras e outros produtos do gênero. Com a loja, Bontempo se formalizou. As coisas, porém, não deram muito certo. Como trabalhava no ramo de refrigeração, dedicou-se a área individualmente; criou seu próprio negócio, a G3 Refrigeração.

Diretor técnico do Sebrae-GO, Wanderson Portugal: “Qualificação faz a diferença no desempenho dos negócios”
Bontempo conta que, se não fosse a seccional goiana do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), provavelmente, não teria constituído um empreendimento próprio e as rédeas de seu trabalho e todo o sonho que tinha de ser autônomo teria ido por água abaixo, já que sem a formalização o negócio na área de refrigeração seria inviável.
Na primeira semana do mês de maio, de segunda-feira, 2, a sábado, 7, o Sebrae-GO realiza a Semana do MEI (Microempreendedor Individual). O evento tem caráter nacional e, em Goiás, acontece em 60 municípios.
A gerente do Sebrae-GO, Elaine Moura, conta que a Semana tem como objetivo apoiar os microempreendedores. O evento intensifica as ações do Serviço voltadas a eles. São atendimentos, palestras e oficinas de capacitação, todas integradas nas diversas regionais goianas (Norte, Sul, Oeste, Sudeste, Sudoeste, Nordeste, Noroeste e nas regionais metropolitanas de Goiânia e Aparecida de Goiânia e no entorno do Distrito Federal). Veja, na página seguinte, a programação da Semana nas regionais de Goiânia, Aparecida de Goiânia, do DF, Sul e Sudeste.
Quando questionada sobre alguma atração ilustre, algum convidado de renome, Elaine disse contente que o convidado mais ilustre da Semana do MEI é o microempreendedor individual. Já sabe que não dá para perder, não é?
O diretor técnico do Sebrae-GO, Wanderson Portugal Lemos, pontual que o principal eixo do evento é de fato a capacitação com a realização de oficinas práticas que contribuem para a melhoria da gestão das microempresas.
— Com mais de cinco milhões de MEI no Brasil e mais de 200 mil em Goiás, a qualificação é o fator que vai fazer a diferença no desempenho dos negócios, ainda mais em um ano de muitos desafios econômicos. Com apoio de parceiros institucionais, o Sebrae realiza uma programação de atendimentos, esclarecimento de dúvidas, palestras e realização de cursos e oficinas.

Gerente do Sebrae-GO, Elaine Moura: “O convidado mais ilustre da Semana do MEI é o microempreendedor individual”
Em Goiânia, as atividades da semana serão realizadas na sede do Sebrae-GO, no Shopping Estação Goiânia, no Shopping Mega Moda, na Faculdade Noroeste, na Paróquia Santa Luzia, no Salão Paroquial Padre Cesário, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Associação Pró Melhoramento do Setor Pedro Ludovico, na Avenida Bernardo Sayão.
Na Região Metropolitana de Goiânia, o Sebrae tem ao seu lado parceiros como o governo de Goiás, a Agência Goiás Fomento, o Banco do Brasil, o INSS, o Corpo de Bombeiros, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) Municipal, a Caixa Crescer, a Agência Municipal de Meio Ambiente, a Receita Federal, o Shopping Estação Goiânia, o Shopping Mega Moda, a Faculdade Noroeste, a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, a Associação Comercial e Industrial da Avenida Bernardo Sayão, a Prefeitura Municipal de Trindade, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Inhumas, a Prefeitura Municipal de Palmeiras, CDL de Palmeiras, de Nerópolis e a Prefeitura Municipal de Nerópolis.
No interior, o Sebrae também está ao lado de vários parceiros institucionais, empresariais, prefeituras, secretarias públicas municipais e estaduais.
O diretor complementa que este é um trabalho que tem total aderência à missão do Sebrae de fomentar e fortalecer os pequenos negócios e que, além disto, é uma oportunidade ímpar para que os empreendedores possam ampliar seus conhecimentos e melhorar a gestão do negócio próprio. “Os resultados esperados são os mais positivos, visto que toda a programação é gratuita e que esperamos pelo maior número de participantes nos cursos, oficinas e atendimento, onde estarão a postos todos os órgãos e instituições que tenham, em suas atividades, relação direta com o segmento de pequena empresa. Esperamos a participação e presença de todos os empreendedores goianos na semana do MEI.
O Sebrae está com sua equipe de especialista pronta para o pleno atendimento”, conclui Portugal.
MEI
Conceitualmente, o Microempreendedor Individual (MEI) é o empresário optante pelo Simples Nacional e enquadrado no Simei. Ele se enquadra na Lei Complementar nº 128/2008, alterada pela Lei Complementar nº 139/2011, cujo faturamento anual bruto é de no máximo R$ 60 mil. Além disso, o MEI não tem participação em outra empresa como sócio ou titular e possui, no máximo, um único empregado que recebe um salário mínimo ou o piso salarial da categoria profissional. Ele também pode desempenhar suas atividades empresariais em sua própria residência ou até mesmo sem local fixo.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado goiano tem 474.589 autônomos, concentrados principalmente nos centros urbanos. O número representa 4% do total de autônomos do país. O Portal do Empreendedor consta um saldo acumulado até janeiro deste ano de 206,8 mil MEI formalizados em Goiás. No Brasil, o total é de 5,65 milhões.
Dentre eles, listam Késsia e Bontempo. Eles contam das dificuldades e demandas que um negócio próprio tem; inovar, diz Késsia, é algo essencial. Recentemente, ela tem se projetado na área de casamentos, focando a natureza. Bontempo também diz de sua vontade de crescimento.
Nisso, ambos concordam que o auxílio do Serviço foi e tem sido essencial. Ambos se formalizaram com a ajuda do Sebrae-GO e comenta que sempre se prontificam às capacitações da seccional. Késsia mesmo já viajou a Brasília, participando de eventos do Serviço. Em maio, já prontificam a fazer parte do evento, sejam nas palestras ou oficinas.
Confira a PROGRAMAÇÃO da SEMANA DO MEI – 02 A 07 de maio de 2015

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA
Deixe um comentário