Marcelo Miranda é favorito absoluto no Tocantins
06 setembro 2014 às 10h20

COMPARTILHAR
Pesquisa Fortiori/Jornal Opção mostra que o ex-governador peemedebista seria
eleito no 1º turno com quase 65% dos votos válidos, se as eleições fossem agora
Afonso Lopes

Em uma disputa marcada pela polarização entre dois dos sete candidatos a governador no Estado do Tocantins, a liderança absoluta é do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), com mais de 64% dos votos válidos, conforme indica pesquisa realizada no início deste mês pelo instituto Fortiori. O 2º colocado, Sandoval Cardoso (SD), atual governador, teria 30,6% dos votos válidos. Isso significa que o peemedebista tem mais que o dobro de intenções de voto do seu adversário.

Na disputa para o Senado, a atual senadora Kátia Abreu, também do PMDB, seria reeleita, caso as eleições fossem realizadas agora. Ela soma 46% de intenções de voto contra 20% de Eduardo Gomes, segundo colocado.
Na corrida presidencial, a candidata do PSB, Marina Silva, aparece numericamente à frente da presidente Dilma Rousseff, dentro da margem de erro. Marina tem 42% contra 38% de Dilma, o que caracteriza um empate técnico.

Definição no 1º turno
Há um mês das eleições, o ex-governador Marcelo Miranda mantém liderança avassaladora contra Sandoval Cardoso, seu principal adversário. A pesquisa Fortiori/Jornal Opção mostra que ele lídera tanto o levantamento estimulado como também a pesquisa espontânea. O instituto também ouviu os eleitores tocantinenses a respeito das taxas de rejeição. Aqui, a liderança é de Cardoso, do Solidariedade, com 24%. Marcelo tem 19% de rejeição e Ataídes Oliveira soma 13%.
Em votos nominais válidos, que é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral na apuração, O ex-governador atinge quase 65%, contra pouco mais de 30% de seu adversário. Tendo em vista esses percentuais e a grande polarização entre os dois candidatos, o instituto não fez levantamento sobre eventual 2º turno.



Liderança de Kátia Abreu também é folgada
Se as eleições fossem agora, a senadora Kátia Abreu formaria a dupla vencedora com o ex-governador Marcelo Miranda. Candidata à reeleição, a peemedebista aparece com 46% na pesquisa estimulada, contra 20% de seu mais próximo adversário, Eduardo Gomes. Em terceiro lugar está Sargento Aragão, com 11 pontos. Kátia também lidera a pesquisa espontânea, com 23%, contra 8% de Eduardo Gomes e 6% de Aragão.
Em matéria de rejeição, Kátia abreu aparece à frente de Eduardo Gomes numericamente, com 21% contra 20%. Tecnicamente, há empate. O terceiro mais rejeitado é Aragão, com 16%

Marina Silva e Dilma Rousseff estão tecnicamente empatadas
A exemplo do que está ocorrendo em inúmeras outras regiões do país, Marina Silva (PSB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) disputam voto a voto a preferência do eleitorado do Tocantins. A diferença numérica a favor de Marina é de 4% tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, o que significa empate técnico dentro da margem de erro. Nos dois tipos de levantamento, a terceira posição está com o candidato do PSDB, Aécio Neves.
