Gestão de Trindade é elogiada por promotora

Cidade recebeu o último encontro técnico da região metropolitana. Evento foi promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios

Jânio Darrot no encontro técnico do TCM em Trindade: reconhecimento | Foto: Iris Roberto

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Prefeitos, vereadores e gestores participaram, em Trindade, do último dos encontros técnicos da região metropolitana de Goiânia promovidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O evento trouxe um conjunto de ações orientadoras e educativas do tribunal que visam, de forma descentralizada, capacitar a uma administração pública de forma cada vez mais técnica, ética e eficiente.

Coordenado pelo presidente do TCM, Joaquim de Castro, e pelo diretor da regional, conselheiro Daniel Goulart, o encontro teve como parceira a Prefeitura de Trindade e a Câmara do município.

Em meio aos depoimentos da mesa diretora, em ato solene que abriu o encontro, a promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Patrícia Adriana Ribeiro Barbosa, da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Trindade, fez uma declaração elogiosa à atual administração do prefeito Jânio Darrot (PSDB). “Atuo no Ministério Público desde a década de 90 e quero aqui relatar minha satisfação por estar vivenciando a gestão de um administrador probo, honesto”, declarou. A partir daí todas as autoridades que a seguiram também parabenizaram Jânio em função deste relato. “É algo inédito, para mim, ver um prefeito sendo elogiado em público por uma promotora de Justiça”, disse Goulart.

Gestor da Controladoria de Trindade, Fabrício Alves Tomaz reiterou que a sua pasta é a extensão do TCM no município. “Muito bom pela primeira vez Trindade ter a oportunidade de sediar essas palestras. Participar é muito importante para renovarmos os conhecimentos em favor das nossas diretrizes no Plano Plurianual (PPA), na Lei Orça­mentária Anual (LOA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).”

Agradecendo o apoio do TCM, o presidente da Câmara de Trindade, vereador Hélio Braz (PSDB), representando os pares que prestigiaram a solenidade, destacou a importância para Trindade em sediar o evento e ressaltou que os colaboradores das áreas administrativas, jurídicas e de contabilidade do Legislativo trindadense farão o acompanhamento de todas as palestras.

Também parabenizado pela realização dos encontros, Joaquim de Castro, ao falar das missões do TCM, ressaltou que sanar um problema no nascedouro é evitar o desperdício de tempo e o custo de um processo e de suas consequências para a sociedade. “Com Trindade, conseguimos atingir a nossa meta de 2 mil pessoas nos encontros”, pontuou.

O anfitrião Jânio Darrot agradeceu as significativas palavras da promotora e também ao TCM, por escolher Trindade para finalizar os encontros; reiterou a competência e os feitos do governador Marconi Perillo (PSDB), “em fase de grandes investimentos no Estado”. “Agra­de­ce­mos por esses conhecimentos técnicos e jurídicos que colaborarão com a sustentação da nossa meta maior, que é a de garantir a aplicação do dinheiro público de forma planejada, com qualidade, economia, ética e transparência, atingindo, assim, realizações de obras e serviços que satisfaçam o conjunto da população”, frisou.

A agenda do encontro previu as seguintes palestras e temáticas: “Crea e prefeituras – parcerias visando o desenvolvimento sustentável”; “Instrumentos de planejamento governamental (PPA, LDO e LOA) – aperfeiçoando a visão crítica”; “Municipalização do trânsito”; “Elementos indispensáveis aos projetos e orçamentos básicos de serviços de limpeza urbana”; “Contratação direta e a problemática da transição de mandatos”; “Contratação temporária e cargos em comissão – exceções constitucionais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.