Fricó inaugura indústria e Trindade articula instalação de novas unidades
23 abril 2014 às 16h12
COMPARTILHAR
Faturamento anual do distrito industrial vai superar R$ 350 milhões e gerar mais de 7 mil empregos diretos e indiretos. Projeto está em fase de implantação
Antônio Erasmo
Especial para o Jornal Opção
O prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), continua apostando na atração de investimentos para impulsionar a economia do município. A boa nova no mercado é a inauguração da moderna unidade da Fricó Alimentos, prevista para o sábado, 26, o que vai gerar mais de 300 empregos diretos.
O governo municipal de Trindade tem feito boas amarrações para consolidar a viabilização do projeto de um polo industrial. A previsão é de que 70 empresas de grande porte se instalem no município até o final de 2015, processo que já começou. O distrito industrial, previsto para o Jardim Maria Monteiro, possui 108 mil metros quadrados de área, divididos de acordo com a necessidade dos empresários. Os lotes variam de mil a 10 mil metros quadrados por grupo empresarial.
De acordo com Francis Albuquerque, diretor de Indústria e Comércio de Trindade, 25 empresas já acertaram a transferência para o município, entre elas Creme Mel Sorvetes, Gelo Mineral, Cervejaria Artesanal, Atalaia Medicamentos, Concresul, Di Paula, Fialho Brindes, Dimafer. Segundo Francis, as empresas foram visitadas e convidadas a se instalar em Trindade. “Foi um trabalho de formiguinha do ex-secretário Caio Hobbyshopping, mostrando as vantagens do município, a logística de distribuição, as vantagens do fácil acesso, com rodovia dupla e ligação com a BR-060 e GO-070, a disponibilidade de mão de obra, entre outros atrativos.” Ele enfatiza que o apoio do ex-secretário de Estado de Indústria e Comércio Alexandre Baldy e do prefeito Jânio Darrot foram determinantes no processo.
Arrecadação
A instalação das empresas em Trindade vai gerar um faturamento de aproximadamente R$ 350 milhões, incluindo as 70 indústrias. No quesito empregabilidade, serão mais de 3 mil empregos diretos e cerca de 4 mil indiretos. “É uma oportunidade latente para o trindadense. Isso se reforça com a efetivação do polo do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que funciona na região leste”, complementa Francis Albuquerque.
As áreas serão doadas pelo governo municipal. Em contrapartida, as indústrias vão custear a finalização das redes elétrica e de água e a pavimentação asfáltica. Por exigência do prefeito Jânio Darrot, os empresários se comprometeram a construir um parque tecnológico no município. A estrutura compreende um centro de estudos avançados, laboratórios, biblioteca, e funcionará como uma incubadora de fomento a pequenas empresas. A intenção é estabelecer parceria com o Sistema Fieg e a Associação de Jovens Empresários e Empreendedores (AJE Goiás).