Equipe de Maguito Vilela trabalha para formar base com 28 vereadores

Há um esforço entre líderes para formação de um grupo sólido que dê sustentação a administração municipal

As articulações políticas do Paço Municipal e da Câmara de Goiânia iniciam formalmente nesta semana as conversações para a formação da base de apoio do prefeito Maguito Vilela (MDB) no Legislativo. A condução é feita pelo prefeito em exercício, Rogério Cruz (Republicanos), pelo presidente estadual emedebista, Daniel Vilela, pelo secretário de Governo da prefeitura, Andrey Azeredo, e pelo presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota).

A meta do Paço é garantir maioria folgada para a aprovação de projetos, alcançando 28 dos 35 vereadores. A composição, portanto, vai para além do Grupo dos 21, que reelegeu Policarpo. Vai puxar também integrantes do Grupo dos 14, que lançou o Dr. Gian (MDB) à disputa pela mesa diretora. Por ora não se fala em nomes vetados, mas aqueles que não apoiaram Maguito e adotaram tom mais enfático em defesa da candidatura do senador Vanderlan Cardoso (PSD), por óbvio, enfrentarão mais resistências.

Reunião entre 28 vereadores e o prefeito em exercício Rogério Cruz | Foto: Reprodução

Uma reunião realizada na última quinta-feira, 7,  entre o prefeito em exercício Rogério Cruz e parte dos vereadores da atual legislatura foi uma sinalização do Paço para uma aproximação e o trabalho para formatar a base de sustentação da atual gestão. O encontro parece ter surtido efeito. Até mesmo o vereador Kleybe Moraes (MDB) que disse que iria fazer ‘oposição responsável’ ao governo interino, deu demonstrações de que deverá se juntar ao grupo de apoiadores. 

Auxiliares de Rogério Cruz indicam que já é possível contar com 25 vereadores, o que já garante aprovação de projetos de interesse do Paço que precisam de ampla maioria, como no caso de matérias que promovam alterações na Lei Orgânica do Município. Mas há uma expectativa de que esse número de vereadores possa chegar a 28, o que daria uma folga favorável aos interesses do prefeito. 

Devem compor a base governista na Câmara: Aava Santiago (PSDB), Anderson Sales Bokão (DEM), Anselmo Pereira (MDB), Bruno Diniz (PRTB), Cabo Senna (Patriota), Clécio Alves (MDB), Gerverson Abel (Avante), Dr. Gian, Edgar Duarte Careca (PMB), Henrique Alves (MDB), Isaias Ribeiro (Republicanos), Izídio Alves (MDB), Joãozinho Guimarães (Solidariedade), Juarez Lopes (PDT), Kleybe Moraes, Pedro Azulão Jr (PSB), Leandro Sena (Republicanos), Lucas Kitão (PSL), Lucíula do Recanto (PSD), Mauro Rubens (PT), Pastor Wilson (PMB), Pedro Azulão Jr (PSB), Romário Policarpo (Patriota), Ronilson Reis (Podemos), Sandes Júnior (PP), Santana Gomes (PRTB), e Sargento Novandir (Republicanos) e Willian Veloso (PL).

O presidente da Câmara Municipal tem atuado e acompanhado de perto a formação dessa base de apoio. Ele conta que tem falado com Rogério Cruz e que há uma clara demonstração do Paço aproximar-se de um grupo sólido de apoiadores. “A expectativa de montagem é muito boa, até porque a Prefeitura está em um momento muito bom”, argumenta.

Romário Policarpo acredita que o diálogo ainda está aberto, mas que o cenário é favorável ao Paço. “A base será formada por pelo menos 25 vereadores. No mínimo. Não tenho dúvidas disso”, avalia. 

Aproximação com secretariado

Na reunião da última quinta-feira, um dos pedidos feito pelos vereadores é que Rogério Cruz determine que os secretários estejam mais receptivos às demandas dos parlamentares. Uma das queixas da gestão de Iris era justamente a dificuldade em falar com alguns auxiliares.

“Rogério foi vereador e entende esse anseio. Ele vai atuar para que essa aproximação ocorra da melhor forma possível”, avaliou a vereadora Aava Santiago, que participou da reunião.

Será agendado para os próximos dias um encontro entre os vereadores e todo o secretariado de Maguito. A ideia é que os parlamentares possam expor suas demandas e que os auxiliares do prefeito possam demonstrar abertura para atender a essas solicitações. Esse parece ser o caminho encontrado pelo Paço para demonstrar boa vontade para com a Câmara Municipal e assim ter uma base ampla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.