Democracia na educação municipal em Trindade

Prefeitura dá posse aos diretores das escolas e centros de educação infantil eleitos por meio do voto de servidores e comunidade

Prefeito Jânio Darrot ao lado da diretora Magda Maria, secretária Eva Eny e primeira-dama Dairdes | Foto: Iris Roberto

Prefeito Jânio Darrot ao lado da diretora Magda Maria, secretária Eva Eny e primeira-dama Dairdes | Foto: Iris Roberto

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Uma manhã de sol ra­dian­te cobriu o céu da Es­cola Municipal Ciran­dinha, região central de Trindade, onde na última semana tomaram posse as diretoras e diretores das escolas e Cmeis da rede municipal de ensino de Trindade. Todos foram eleitos por votos de colaboradores, pais e alunos, que lotaram a quadra de esportes para o evento que também homenageou os ex-gestores das unidades.

Estiveram presentes o prefeito Jânio Dar­rot (PSDB), a primeira-dama Dairdes Darrot, a secretária municipal da Educação, Eva Eny Junqueira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Dyego Marques (SD), a subsecretária regional da Educação Maria das Dores, o secretário geral do Sindicato dos Tra­balhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego), Arquidones Bites e secretários municipais.

A Secretaria de Educação exibiu um vídeo de aproximadamente 10 minutos apresentando os feitos da gestão nos anos de 2013 e 2014, valorizando as obras em infraestrutura, a melhoria da merenda, da uniformização e dos materiais didáticos dos alunos, dos investimentos na informatização, qualificação e ganho salarial dos profissionais com o pagamento do Piso Salarial Nacional da Educação.

Para Arquidones Bites, do Sintego, a posse vinda do voto representa um grande passo na melhoria educacional do município. “Uma luta de vários anos, realizada neste governo. É preciso estar atentos para fechar o ciclo da democracia. Que estes gestores entendam a importância e pratiquem a interação e o diálogo com as comunidades que neles confiaram”, pontuou.

A diretora Magda Maria Batista Margarida, há 38 anos na Educação, falou da emoção de ser eleita. “É um misto da satisfação com aumento de responsabilidade. Estou certa, que estamos plantando um novo e grande formato gestor para a melhoria da qualidade do ensino em Trindade”, firmou.

A secretária municipal de Edu­cação, Eva Eny Junqueira, declarou estar orgulhosa em participar desta iniciativa, do governo. “Dedicamos este avanço à sensibilidade e visão democrática do prefeito Jânio Darrot. Utilizando uma máxima: quando a educação vai bem, a sociedade também vai bem. Esperamos números ainda melhores em nossos próximos índices educacionais”, relatou.

Já o vereador Dyego Marques destacou ser uma data memorável. “Em nome dos amigos da atual legislatura, parabenizo este feito histórico da classe, do governo, das comunidades. A Câmara, Casa do povo, continua aberta para colaborar com todos os assuntos da Educação”, frisou.

Registrando o trabalho voluntário, também na Educação, da primeira-dama Dairdes Darrot, o prefeito agradeceu a presença, colaboração e participação da Câmara Municipal e dos sindicatos do setor. Falou que faz uma gestão voltada para todas as áreas, com atenção especial para a Educação. “Está em nossas mãos o futuro social, profissional da nossa cidade, que são as nossas crianças. Portanto, é fundamental toda a dedicação e zelo nesta causa. Quando somos eleitos, fica aquela euforia do ser aceito. Mas lembro a todos que a aceitação de vocês se dará por completo ao final dos próximos dois anos. Tomem posse de forma efetiva! Compartilhem as decisões com a comunidade, também importante, peço transparência, austeridade com o dinheiro público. Chequem tudo, observem se os produtos ou serviços que estamos recebendo, estão em acordo com aquilo que compramos. A responsabilidade tem que se juntar ao orgulho de pertencer à primeira turma de gestores trindadenses, eleita pelo voto da comunidade”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.