De 22,5 mil para 47,5 mil veículos

Desde 2010, mais do que dobrou a frota com placas do município. Secretaria alerta para maior fluxo e pede colaboração

Manual de Trânsito será distribuído nas escolas para familiarizar alunos com as leis

Manual de Trânsito será distribuído nas escolas para familiarizar alunos com as leis

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Em agosto deste ano foram levantadas 47,5 mil placas com tarjetas de Trindade. É um crescimento de mais de 100%, muito acima da média nacional, em quatro anos: em 2010 a cidade possuía 22,5 mil veículos. A informação é da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), que tem supervisão e direção interina de Sérgio Dias. O governo municipal, na administração do prefeito Jânio Darrot (PSDB), trabalha o reaparelhamento da secretaria, com a aquisição de novas máquinas, que serão utilizadas na sinalização de ruas e avenidas e também de novas viaturas. “Recebe­remos também novos semáforos e controladores de velocidade. Hoje a missão de cuidar do trânsito do extenso município é apenas da SMT, uma vez que a Polícia Militar tem priorizado as ações preventivas e ostensivas de segurança pública. É importante que haja a realização de um concurso público para a contratação de novos agentes. Contamos com apenas 14 colaboradores para cuidar das regiões leste e central”, disse Sérgio que solicita a colaboração dos usuários trindadenses. “Mais que dobramos o número de veículos nos últimos quatro anos e o nosso registro é apenas para a frota com tarjeta de Trindade. Acrescente-se a isto os muitos automóveis e motos emplacadas em outras cidades e o fluxo do turismo, que aumenta a cada dia. São necessários o apoio e a conscientização popular em favor de um trânsito seguro e organizado”, reforçou.

Com o trânsito dos novos ônibus do Eixo Anhanguera, a SMT teve de reordenar vários pontos de estacionamento no centro, onde a vigilância e atuação de agentes têm de ser permanentes, para não prejudicar o ir e vir do transporte coletivo. Outro detalhe importante destacado por Sérgio é o trânsito intensificado com a nova GO-469, que liga Trindade a Abadia de Goiás. “Isto fez crescer em muito o fluxo no centro da cidade, principalmente de veículos pesados”, relatou.

Guia interativo

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Educação e da Superin­tendência Municipal de Trânsito (SMT), em parceria com o Detran-Goiás, vai distribuir nas escolas municipais e estaduais um guia interativo do Manual de Trânsito. Na publicação, um tabuleiro de caráter lúdico e composto de todas as infrações de trânsito vigentes, contém valor da multa e o número de pontos de cada uma. Há também símbolos e placas para que os jovens memorizem e estejam mais familiarizados com as leis de trânsito. “O objetivo da ação é para que crianças e adolescentes sejam replicadores de informações e entendam a importância e gravidade de cada ação”, informa o superintendente da SMT, Sérgio Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.