Com programa Melhor em Casa, Jânio Darrot percorre Trindade e conhece histórias dos beneficiados

Indicado para pessoas com limitações para sair de casa, como Dhyon Kennedy, serviço é elogiado por pacientes e familiares

Dhyon Kennedy e sua família recebem visita de Jânio e Dairdes Darrot, em ação do programa Melhor em Casa

FÁBIO PH
Especial para o Jornal Opção

Dhyon Kennedy, de 21 anos, paciente de encefalopatia – doença cerebral por dano ou mau funcionamento – residente no Jardim Marista, recebeu na quinta-feira, 16, a visita do prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), da primeira-dama, Dairdes Darrot, do presidente da Câmara, Hélio Braz (PSDB), da secretária de Saúde, Branca Ferreira, e da equipe do Programa Melhor em Casa, em especial o odontólogo Renerson Gomes. Além de Dhyon, o grupo esteve em outras três residências.

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para se dirigir a uma unidade de saúde, ou ainda para quem esteja em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para seu tratamento. A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Conforme a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada – por exemplo, uma vez por mês – e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais vezes, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domi­ciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares. Em Trindade, o Melhor em Casa conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo e técnico em saúde bucal.

O cirurgião dentista Renerson Gomes destaca, com orgulho profissional, como é humanamente gratificante estar na ação. “Levamos nossa estrutura operacional móvel e fazemos atendimento odontológico domiciliar gratuito aos pacientes idosos ou com necessidades especiais, simples ou complexas, momentânea ou permanente, física, mental, social ou comportamental, que os impeçam de se deslocar ao consultório”, enumerou.

O caso Dhyon Kennedy

Dhyon não nasceu com encefalopatia, mas portador de autismo. Aos 4 anos, caiu do berço, onde sofreu o hematoma cerebral. Em seu caso, a grande valia do trabalho de Renerson e equipe foi lembrada e valorizada nos pronunciamentos do prefeito Jânio Darrot. Sempre que elogiava mais essa ação da Secretaria Municipal de Saúde, Darrot contava a história de Dhyon, declarada em detalhes, por sua mãe, Jade Xavier, e pelo padrasto, Aurélio Mendes.

“Sofremos muito antes de sermos merecedores do atendimento que recebemos agora. Foi uma honra muito grande a presença do prefeito e de sua esposa. O trabalho que Jânio está fazendo em Trindade me beneficia dentro e fora do lar. Renerson não é apenas o dentista do Dhyon, ele foi definido aqui por nós como um padrinho especial do meu filho”, destacou Jade.

Repetindo algo contado por Jânio em seus pronunciamentos, ela ressaltou que antes do tratamento odontológico, Dhyon não comia, perdeu vários dentes, tinha problemas graves de infecção bucal e estava perdendo muito peso, chegando a ficar com 39 quilos – ele tem mais de 1,80 metro de altura. “Hoje, bem alimentado, graças à boa condição dental, Dhyon passa da casa dos 70 quilos”, pontuou a mãe, alegre. O padrasto afirmou que o atendimento humanizado e atencioso recebido naquele dia não foi só em função da presença do prefeito e da primeira-dama. “Este carinho acontece desde 2015, quando a equipe de saúde iniciou as visitas aqui em casa”, destacou Aurélio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.