Com foco no Natal, Sebrae-GO oferece dicas de vendas a empresários goianos

A palestra tratará de dois pontos cruciais para os empreendimentos: finanças e marketing

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO) realizará um encontro de pequenos empresários na segunda-feira, 1. O evento promovido pela entidade mostrará aos participantes de que forma o programa Sebrae Mais pode aprimorar conhecimentos e tornar empreendimentos mais competitivos. Além disso, serão apresentadas sete dicas para vender mais no natal. A reunião ocorrerá no escritório Regional Metropolitana I, localizado na Av. T-3 n° 1.068 do Setor Bueno, em Goiânia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do telefone 0800 570 0800.

De acordo com a Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional, 92% dos clientes que participam do Sebrae Mais desejam fazer outro curso ou consultoria. O resultado foi obtido com base na avaliação de 6.843 entrevistados. O programa oferece a oportunidade de os empresários implantarem modelos avançados de gestão, ampliar a rede de contatos, traçar estratégias para estimular a inovação do negócio, analisar a gestão financeira e melhorar a tomada de decisão.

O Sebrae-GO reforça que os produtos Sebrae Mais são compostos por um conjunto de soluções, aplicadas conforme a necessidade de cada empresa. Para isso, foram reunidas diferentes modalidades de atuação, como consultoria individualizada por empresas, workshops, cursos, palestras, encontros e coaching. O programa é voltado para pequenas empresas que necessitam de sólidas orientações nas áreas de recursos humanos, processos, marketing e finanças.

No encontro de empresários, os inscritos participarão de uma palestra intitulada “7 Dicas Matadoras para Vender Mais no Natal”. Os organizadores do evento consideram o momento oportuno, tendo em vista que, neste período, os empresários começam a se preparar para a chegada do Natal, em dezembro.

Percebendo a necessidade de aprimorar o conhecimento dos gestores sobre essas práticas, o Sebrae-GO apresentará soluções que pertencem aos produtos Sebrae Mais Gestão Financeira Avançada e Sebrae Mais Gestão de Marketing Avançado. Porém, o “cardápio” é mais amplo e oferece outras 13 soluções aos clientes. Elas são trabalhadas de acordo com as necessidades apresentadas por cada um dos gestores.

Cardápio de soluções

Após o diagnóstico, os profissionais do Sebrae-GO atuam para aperfeiçoar as atividades dos empresários e garantir maior grau de competitividade aos negócios. As soluções apresentadas aos clientes são as seguintes:

Sebrae Mais Excelência da Gestão

Apresenta aos empresários um modelo de gestão alinhado aos conceitos mundiais de excelência. Por meio desse workshop as empresas poderão apresentar melhorias no desempenho de processos produtivos e administrativos, nos relacionamentos internos e externos, na satisfação dos clientes, no aumento de produtividade e competitividade, no maior compartilhamento de informações, dentre outros.

Sebrae Mais Desafios do Crescimento

Neste, as empresas poderão conhecer as principais tendências do mercado através de intercâmbios de conhecimento, feitos por empresários e especialistas no ramo dos negócios. Trata-se de um evento realizado em locais que comportam grande número de pessoas, com o objetivo de apresentar novas tendências de gestão para empresas de pequeno porte.

Palestras Técnicas

Por meio desta solução, os empresários poderão aprender sobre diversos temas em curto espaço de tempo, além de potencializar suas chances de conquistar mais clientes e parceiros. Através de palestras técnicas os empreendedores terão acesso a conteúdos voltados ao crescimento sobre o tema que mais se adéqua ao seu momento empresarial.

Sebrae Mais Orientações Financeiras

Na modalidade orientações financeiras, serão prestados atendimentos personalizados voltado a fomentar uma boa gestão financeira da empresa. De acordo com a entidade, as principais causas de mortalidade das empresas estão relacionadas a falta de controle gerencial financeiro, alta inadimplência e elevação das despesas, por isso é importante que os gestores busquem o auxílio necessário para uma gestão efetiva dos negócios.

Sebrae Mais Líder Coach

O programa auxilia os empresários a se tornarem líderes de alta performance. Para isso, os profissionais do Sebrae-GO irão apontar os caminhos para aprimorar talentos, de forma a extrair o que há de melhor em cada colaborador. Por meio das capacitações oferecidas pelo Sebrae-GO, os gestores serão habilitados a reconhecerem potenciais, desenvolver competências e orientar na definição de metas claras que contribuam com os objetivos da empresa.

Gestão de Pessoas – Avançado

Segundo a entidade, contar com uma força de trabalho alinhada e comprometida com os objetivos estratégicos da empresa é fator crítico de sucesso e contribui para o alcance de melhores resultados do negócio. Partindo deste princípio, o módulo foi desenvolvido para auxiliar os empresários a desenvolverem as competências necessárias para a atração, desenvolvimento e retenção do capital humano de sua empresa.

Sebrae Mais Gestão Estratégica

Neste, os gestores conhecerão formas de elaborar estratégias para que as tomadas de decisão sobre seu negócio sejam mais assertivas. O Sebrae Mais Gestão Estratégica irá demonstrar como analisar o ambiente empresarial, identificar pontos fortes, fracos, oportunidades, ameaças e outros. Para eles, pensar táticas de negócio de forma organizada oferece direção, foco e agilidade às empresas.

Encontros Sebrae Mais

No encontro Sebrae Mais, o objetivo é trocar experiências e debater temas de interesse dos empreendedores. Seja no café da manhã, no almoço, happy hour ou qualquer outro momento de aparente descontração, onde se promove o debate entre os empresários de uma determinada área ou de vários setores. Neste, os participantes poderão compartilhar erros e acertos, contar suas histórias, sempre com o propósito de contribuir com a melhoria e transformação de seus negócios.

Sebrae Mais Gestão Financeira

O Sebrae Mais Gestão Financeira foi desenvolvido para fomentar as competências de controle, análises e planejamento das informações financeiras e tomada consciente de decisão. O módulo promove o desenvolve o aprimoramento das tarefas. Nele, os gestores poderão aprender de forma rápida, significativa, contextualizada e prática. Cada participante terá seu plano de capacitação exclusivo, ou seja, voltado a atender as necessidades de suas próprias empresas.

Sebrae Mais Gestão da Qualidade

Segundo a entidade, independentemente do produto ou serviço que o negócio oferece ao mercado, é preciso ter em mente que a qualidade é a matéria-prima do sucesso de qualquer empresa. Nesta solução, os empresários receberão apoio e orientação de consultores para implantar a qualidade necessária nos processos de produção. O reflexo da gestão de qualidade nos processos de uma empresa é o aumento da competitividade e permanência no mercado.

Sebrae Mais Gestão de Indicadores e Resultados

Se a empresa já atingiu o crescimento desejado e o proprietário já estabeleceu sua forma de trabalhar, o sebrae-GO assegura que só há um caminho a seguir: “do avanço e aprimoramento”.O módulo tem por objetivo apresentar o que é necessário para se ter uma gestão moderna, bem como melhorias na performance do empreendimento.

Sebrae Mais Gestão de Marketing

Neste, o objetivo é melhorar a relação com o mercado e criar estratégias para alavancar os resultados da empresa. Os gestores poderão aprimorar seus conhecimentos, aprender a analisar o mercado, diagnosticar oportunidades e ameaças, identificar as reais necessidades e desejos do público-alvo, sobretudo, atender as expectativas de seus clientes com estratégias integradas de marketing.

Sebrae Mais Check-up Mercadológico

Os empreendedores poderão conhecer por meio deste módulo, as questões mais relevantes sobre gestão de relacionamentos, produtos, marcas, preços e estratégias de mercado. Trata-se de um diagnóstico realizado a partir de respostas extraídas por perguntas formuladas por especialistas, focadas na gestão de relacionamentos com os clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes. Na sequência, o Check-up oferece recomendações e dicas para a solução.

Sebrae Mais Orientações em Vendas

A ideia deste módulo é alavancar as vendas dos produtos e serviços com a ajuda de diversas estratégias e ferramentas de gestão e performance. De acordo com o Sebrae-GO, a falta de um bom controle e de técnicas de vendas, dificuldades na gestão da equipe, metas não cumpridas, falta de posicionamento da empresa e conhecimento dos seus diferenciais, são um dos principais problemas na gestão de vendas de uma empresa. Tendo em vista essas dificuldades, o programa visa auxiliar os empresários buscando a melhoria e competitividade dos seus negócios.

Sebrae Mais Orientações em Compras e Estoques

Gerenciar corretamente os processos de compra e estoque é essencial para a competitividade comercial. Evitar desperdícios, obter giro de estoque, utilizar espaços produtivos, melhorar o layout, evitar atrasos no fornecimento de materiais, são alguns dos fatores críticos do sucesso. Por isso, esse planejamento é fundamental para a prosperidade do negócio. Nesta etapa, os empresários serão preparados para trabalhar com novos conceitos e ferramentas, visando ampliar o nível de controle de forma sustentável.

Os benefícios do produto Sebrae Mais

Para o diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, o encontro de empresários promovido pelo Sebrae-GO proporciona um momento para que os gestores se conheçam e troquem informações. “Eles podem também ampliar a suas redes de contatos e divulgarem seus negócios. Sem contar que o Sebrae-GO mantém sua agenda atualizada periodicamente para que o maior número de empresários possam participar e serem atendidos com as soluções do Sebrae Mais.”

Wanderson Portugal: “O papel do Sebrae-GO é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”

Sobre as vantagens que o encontro pode trazer aos inscritos, o diretor reforça que os participantes terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e conhecer novas ferramentas voltadas ao aprimoramento da gestão de suas empresas. “A equipe Sebrae-GO irá mostrar como aumentar as vendas no Natal e apresentar o programa ‘Sebrae Mais’, o qual pode contribuir para que as empresas se tornem mais competitivas no mercado.”

“É importante reforçar que o papel do Sebrae-GO é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, além de fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia goiana.” Segundo ele, a equipe Sebrae-GO está à disposição para atender a todos os empreendedores, potenciais empreendedores, empresários que já tenham uma empresa formalizada ou aqueles que pretendem abrir seu próprio negócio.

Já a analista do Sebrae-GO Karoline Otaviano explica que a iniciativa é uma estratégia que tem por objetivo atrair e fortalecer empresários de microempresas. De acordo com ela, os profissionais que participam do encontro tendem a ter uma gestão mais amadurecida, mas enfrentam dificuldades de aperfeiçoamento em determinadas atividades empresariais.

Durante o primeiro encontro, realizado com gestores de diferentes áreas, foram levantados os principais problemas enfrentados pelas empresas. Assim, o Sebrae-GO pôde elaborar encontros voltados às necessidades mais comuns entre elas. “Os produtos Sebrae Mais permitem que esses empresários entendam quais dores podem ser curadas, além de quais benefícios eles poderão trazer para as empresas.”

Karoline Otaviano: “As empresas precisam se manter competitivas, precisam ser sustentáveis e, para isso, é necessários que os empresários deixem o amadorismo”

Os métodos de aplicação desses produtos englobam didáticas em sala de aula que promovem o aprendizado dos  empreendedores. Porém, há também serviços de consultorias realizados diretamente nas empresas, ou seja, além da intervenção profissional, esse cliente poderá executar aquilo que o Sebrae-GO reforça e identifica juntamente aos consultores. “Esses produtos têm transformado a vida de muitos empresários. Temos recebido diversos relatos de clientes que estavam com enormes dificuldades e que conseguiram reverter a situação.”

A analista esclarece que as turmas são compostas exclusivamente por empresários e considera a troca de experiências enriquecedora. “Há também um processo de consultoria. Nele, produzimos um diagnóstico de cada cliente. Esses diagnósticos são personalizados e o atendimento é realizado de forma individual com cada um dos gestores. Assim, podemos traçar o que exatamente precisa ser aperfeiçoado na empresa.”

Em relação à palestra “7 Dicas Matadoras Para Vender Mais no Natal”, que será ministrada no próximo encontro, Karoline Otaviano explica que ela tratará de dois pontos cruciais para empreendedores: finanças e marketing. “Pensando nisso, logo após a palestra, apresentaremos os produto Sebrae Mais Gestão Financeira  Avançada  e Sabrae Mais Gestão de Marketing.”

Karoline Otaviano considera que o conhecimento sobre esses produtos ajudará os gestores a entenderem melhor as necessidades de suas empresas e que os produtos poderão ajudá-los a aprimorar suas atividades. “As empresas precisam se manter competitivas, precisam ser sustentáveis e, para isso, é necessários que os empresários deixem o amadorismo.” A analista reforça que a intenção do encontro não é convencer clientes, e sim mostrar o quanto é importante um gestão amadurecida e profissionalizada.

A analista diz que, em um cenário de crise como o atual, é inadmissível que empresários tomem certas decisões sem antes ter uma qualificação e um entendimento sobre o que estão fazendo. “Por isso, conscientizamos os empresários a trabalharem com planejamento e controle.”

Ela explica que o tema “vendas” já havia sido levantado em outros encontros e, tendo em vista que outros empresários já estão se preparando para esse momento, tornou-se pertinente disseminar as estratégias de venda, sem deixar de considerar os aspectos financeiros e de marketing.

Para ela, o Sebrae-GO possui todas as condições necessárias para ajudar os empreendimento na caminhada rumo ao crescimento e geração de emprego e renda. “É extremamente importante que eles estejam dispostos a comparecerem para trabalharem em conjunto com a gente.”

Satisfação dos clientes

O Studio Pilates Power Life surgiu graças à ideia do fisioterapeuta e empreendedor Alisson Lustosa. A empresa trabalha para garantir o bem-estar dos clientes. Inicialmente, os serviços prestados pelo Studio eram voltados apenas ao condicionamento físico — por meio do método pilates —. Anos depois, o negócio tomou maiores proporções e hoje abrange também o serviço de osteopatia e fisioterapia esportiva.

Foto: Divulgação

Segundo a sócia proprietária e responsável pela área financeira e administrativa do empreendimento, Maria Cristina de Azevedo, a busca por parcerias e todo o processo de mudança ocorreu após o contato com o Sebrae-GO, que ajudou a entender melhor o negócio e de que forma deve se posicionar perante ao mercado. Ela conta que, graças aos serviços da entidade, puderam realizar um planejamento financeiro e pensarem na estratégia de marketing para o ano de 2018.

Foto: Divulgação

Antes de procurarem os serviços do Sebrae-GO, os proprietários do Studio Pilates Power Life vivenciaram situações desconfortáveis nas mãos de profissionais não capacitados. Maria Cristina de Azevedo lembra que, após perceber que a empresa permanecia inerte, procurou uma consultoria particular. “Não se tratava de um profissional, mas sim de um estelionatário. Perdemos todas as nossas economias”, lamenta.

Após obter resultados insatisfatórios, procuraram o Sebrae-GO e ingressaram com o uma consultoria financeira de 30 horas. “Identificamos a necessidade de aumentar a receita e participamos da consultoria de finanças. Depois, contratamos a consultoria de marketing de 20 horas e, agora, estamos executando os planos de marketing para a nossa empresa.”

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.