O que dizem líderes da segurança sobre a continuidade adotada por Daniel Vilela em Goiás
18 abril 2026 às 21h00

COMPARTILHAR
Desde que assumiu o governo de Goiás, Daniel Vilela tem mantido a linha da política de segurança pública herdada da gestão anterior, responsável por levar o estado a índices hoje baixos de criminalidade. A prioridade, até aqui, é não mexer no que deu resultado, mas potencializar os bons números obtidos na última gestão.
Ao mesmo tempo, o governador começa a fazer ajustes pontuais e a testar caminhos próprios, numa tentativa de imprimir marca sem romper com a base já consolidada.
Entre os chefes das forças de segurança, o início de gestão é visto com disposição. Há relatos de abertura de diálogo e de uma relação mais direta no trato com o novo governador, o que é interpretado como um sinal de ambiente, no mínimo, favorável para a condução da área.

Segurança como pauta central da gestão
Nos últimos anos, a segurança pública ganhou protagonismo no debate político nacional, especialmente após a ascensão de Jair Bolsonaro. Em Goiás, esse tema foi central durante a gestão de Ronaldo Caiado, que promoveu mudanças significativas nos índices de criminalidade.
Agora, sob o comando de Daniel Vilela, a pauta segue como prioridade, tanto na condução administrativa quanto no discurso político.
Ao assumir o governo, Vilela promoveu mudanças em diversas áreas do secretariado, mas manteve intacta a cúpula da segurança pública, incluindo o secretário Renato Brum, o delegado-geral da André Ganga, o comandante da Polícia Militar Marcelo Granja, o superintendente da Polícia Científica Ricardo Matos, o diretor da Polícia Penal Josimar Pires e o o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), coronel Washington Luiz Vaz Júnior.
A decisão sinaliza continuidade e confiança na estratégia adotada até aqui.

Demandas das forças de segurança e abertura ao diálogo
Apesar dos avanços registrados nos últimos anos, integrantes das forças de segurança apontam demandas importantes, principalmente relacionadas à valorização profissional, como reajuste salarial, reestruturação de carreira e melhores condições de trabalho.
O governo estadual afirma que há disposição para diálogo com as categorias, dentro dos limites fiscais, e que negociações já estão em andamento com entidades representativas.
“Não vamos parar um minuto no combate à criminalidade”, diz Daniel Vilela
Em entrevista, o governador reforçou o compromisso com a continuidade da política de segurança pública e destacou resultados recentes das operações policiais:
“Hoje nós realizamos a maior operação da história da Polícia Civil de Goiás, com mais de 63 prisões de integrantes de organizações criminosas. Somando com operações da semana passada, já são mais de 100 criminosos presos”, destacou.
Vilela enfatizou que o Estado seguirá com atuação firme no enfrentamento ao crime:
“Isso é uma demonstração clara de que a política de segurança pública continuará firme. Não vamos parar um minuto no combate à criminalidade. Aqui é uma terra de gente de bem e não vamos aceitar criminosos soltos”, afirmou.
Sobre a valorização das categorias, o governador indicou que pretende avançar com responsabilidade: “vamos ouvir as reivindicações e avaliar o que é possível fazer ainda este ano, sempre com responsabilidade. Não vamos prometer o que não pode ser cumprido”, disse.
O uso da inteligência artificial também foi apontado como diferencial estratégico da gestão. “Esse é um projeto que eu liderei e que já mostra resultados concretos. Tivemos um caso recente em que, em menos de uma hora, suspeitos de um crime grave foram identificados e presos com o uso do sistema”, explicou.
Ele ainda detalhou os planos de expansão da tecnologia: “Nós vamos ampliar esse sistema e, até outubro, queremos levar câmeras com inteligência artificial para todas as regiões de Goiás. É uma ferramenta que já é referência e que continuará sendo essencial para garantir a segurança dos goianos. “

Ao comentar sobre a região do Entorno do Distrito Federal, o governador também anunciou reforços. “Se estava difícil a vida para o bandido aqui no Entorno, podem esperar que a vida dele vai ficar ainda mais difícil”, afirmou.
Daniel Vilela destacou o compromisso com a população:
“Nós temos os melhores policiais, nós temos uma força de segurança que tem competência, preparo, que teve aí, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, uma transformação do ponto de vista da gestão e da liderança dessa área aqui no nosso Estado e que nós seguiremos, é esse o nosso compromisso, de dar continuidade e avançarmos para continuar fazendo de Goiás referência nessa e em todas as outras áreas.”
Vilela entrega equipamentos e amplia policiamento
Durante lançamento da Operação Tiradentes, o governador entregou R$ 44,8 milhões em equipamentos e viaturas para reforçar a segurança pública no estado. A ação, que ocorre entre os dias 10 e 30 de abril, prevê aumento do efetivo nas ruas com foco em policiamento ostensivo, prevenção e repressão qualificada, com o objetivo de manter a queda contínua dos índices de criminalidade registrada nos últimos anos.
Vilela destacou que o governo tem priorizado investimentos em tecnologia, integração entre as forças e valorização dos profissionais. “Não se trata de sensação de segurança, não é isso que fazemos aqui em Goiás. Nós garantimos a segurança para os goianos”, afirmou. O governador também ressaltou que o estado vive um momento de integração institucional e reforçou o compromisso de avançar nas políticas de combate ao crime.
A operação prevê o reforço diário de cerca de mil agentes, por meio do pagamento de horas extras, além de ações integradas em todo o território goiano, como cumprimento de mandados judiciais, fiscalização e uso de inteligência policial. “Nosso propósito, determinação e compromisso é continuar avançando, inovando, trazendo tecnologia e equipando cada vez mais os nossos policiais”, declarou Daniel Vilela.

Previsão é continuar com reduções expressivas, diz secretário
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, reforçou que a estratégia tem alcance estadual e integra diferentes frentes de atuação. Segundo ele, a previsão é de instalação de mais de 22 mil câmeras em todo o território goiano, incluindo cidades turísticas, regiões de fronteira e áreas consideradas sensíveis.
“Todo o Estado será contemplado. Serão mais de 22 mil câmeras”, afirmou. Ele também destacou avanços recentes na área de segurança. “Tivemos um janeiro histórico. Iniciamos entregando quatro helicópteros que já estão em operação. Depois, a apresentação dos índices criminais, onde entramos no sétimo ano de reduções consecutivas. E hoje, com a plataforma IA Contra o Crime, a previsão é continuar com reduções expressivas”, disse.

Polícia Militar prevê ampliação de ações contra o crime
O comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, Marcelo Granja, afirmou que há alinhamento entre o governo estadual e as forças de segurança para continuidade das ações de enfrentamento à criminalidade.
“Desde que assumiu, o governador já determinou a apresentação de planos e operações para continuarmos avançando na redução da criminalidade”, destacou.
Segundo ele, novos investimentos devem ser anunciados em breve. “Ele vai anunciar, em breve, várias estruturas, como novos hangares e batalhões rurais, ampliando a presença das forças no estado”, afirmou.
Granja também detalhou o planejamento de operações integradas. “Vamos lançar operações contínuas em todo o estado, com foco na prevenção, no cumprimento de mandados e no combate a organizações criminosas”, disse.
De acordo com o comandante, os indicadores seguem positivos. “Já neste primeiro mês da nova gestão, continuamos com a redução dos índices, e esse cenário deve permanecer”, ressaltou.
Sobre a valorização da tropa, ele acrescentou. “O governador já iniciou tratativas com os comandantes e deve dialogar com as associações para atender os anseios da categoria, sempre respeitando os limites fiscais do estado”, explicou.
Ele frisou o compromisso institucional: “a Polícia Militar segue firme na missão de proteger a sociedade, com homens e mulheres que atuam diariamente, sob qualquer condição, para garantir a segurança no estado de Goiás.”

Polícia Civil amplia ações e investimentos
A política de segurança pública em Goiás deve seguir a diretriz de “tolerância zero” contra o crime, com reforço das ações já implementadas na gestão anterior. A avaliação é do delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, ao comentar os primeiros passos do governador Daniel Vilela. Segundo ele, a continuidade da estratégia foi uma das primeiras sinalizações do novo governo.
De acordo com Ganga, o foco é intensificar o enfrentamento à criminalidade em todas as frentes. “A primeira reunião que ele fez foi com o secretário de segurança e todos os chefes de força, justamente para manter essa política de tolerância zero e ainda intensificar esse combate”, afirmou. Ele destacou que as ações envolvem tanto o combate às organizações criminosas quanto o fortalecimento de políticas de proteção à mulher.
Entre as principais medidas está a ampliação das operações contra o crime organizado em todo o estado. “Nós começamos agora com o crime organizado, com uma operação chamada Destroyer, para atacar todas as pequenas células de facções nos 246 municípios”, explicou. A estratégia inclui também o sufocamento financeiro dessas organizações, com atuação tanto na capital quanto no interior.
O uso de tecnologia e inteligência artificial é outro eixo central da segurança pública em Goiás. “O governador Daniel é um visionário nessa linha de inteligência artificial e tecnologia, isso facilita muito tanto a parte operacional quanto investigativa”, disse Ganga. Entre as iniciativas, estão câmeras com reconhecimento facial, leitura de placas e o programa Sentinela Violeta, voltado ao monitoramento de casos de violência doméstica.
Além disso, o delegado destacou investimentos em estrutura, equipamentos e valorização dos servidores. Há previsão de novos concursos e negociações com categorias da segurança, além de obras e aquisição de armamentos. “Ele está muito sensível a isso, tem uma valorização grande dos servidores”, afirmou. Segundo Ganga, Goiás já se tornou referência nacional na área, com redução de índices criminais e atraindo o interesse de outros estados em conhecer o modelo adotado.

Tecnologia impulsiona investigações em Goiás
O superintendente da Polícia Científica, Ricardo Matos, destacou o papel da tecnologia e da perícia na elucidação de crimes.
“A mensagem do novo governador foi muito clara, de não retroceder nenhum milímetro no combate à criminalidade”, afirmou.
Ele ressaltou a importância das análises técnicas no processo investigativo. “Uma parte fundamental das investigações é a perícia criminal e a perícia médico-legal, que muitas vezes são determinantes para a elucidação dos casos”, explicou.
Segundo ele, investimentos recentes têm fortalecido a área. “Não existe crime perfeito. Todo crime deixa vestígios e a Polícia Científica está preparada para identificá-los”, reforçou.

Polícia Penal amplia controle e aposta em tecnologia
O diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, destacou a importância do controle do sistema penitenciário para a segurança pública.
“A Polícia Penal tem duas atribuições expressivas: garantir o cumprimento da sentença judicial e promover a harmônica reintegração social”, explicou.
Ele detalhou as funções da corporação. “Nós temos o controle do sistema penitenciário, o monitoramento eletrônico, escolta, transferência e todas as atividades relacionadas ao preso após a condenação”, afirmou.
Sobre a política adotada no Estado ele afirmou: “a mesma vertente do governador Ronaldo Caiado é adotada e mantida pelo governador Daniel”, disse. E reforçou: “se o sistema penitenciário não estiver controlado, a gente não tem controle da segurança pública no Estado”, pontuou.
Ao comentar operações recentes, Josimar pontuou que “nenhum objeto ilícito ou proibido foi encontrado nessas unidades.”
E concluiu com ênfase na tecnologia. “Segurança pública não se faz com violência, se faz com força e com organização”, disse.

CBMGO destaca avanços com integração e investimentos
A política de “tolerância zero contra o crime”, iniciada na gestão do governador Ronaldo Caiado e mantida sob a liderança de Daniel Vilela, tem refletido diretamente na atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Segundo o comandante-geral da corporação, Washington Luiz Vaz Júnior, a estratégia tem contribuído para o fortalecimento das ações preventivas e da atuação integrada entre as forças de segurança.
De acordo com o comandante, a continuidade da política demonstra o compromisso do governo estadual com resultados positivos na área. “A política de tolerância zero consolidou um modelo de segurança pública baseado em integração, planejamento e investimentos consistentes. No âmbito do Corpo de Bombeiros, isso se reflete na intensificação das ações preventivas, na fiscalização rigorosa e na atuação técnica voltada à preservação da vida”, afirmou.
A integração com outras forças de segurança também tem sido ampliada. Segundo Washington Luiz Vaz Júnior, o CBMGO tem adotado protocolos conjuntos, compartilhamento de informações e atuação coordenada em grandes operações. “Essa integração fortalece a capacidade de resposta do Estado, garantindo mais eficiência tanto na prevenção quanto na atuação em situações de crise”, destacou.
Outro ponto ressaltado pelo comandante é o investimento em tecnologia e expansão da estrutura da corporação. Ele cita a modernização de equipamentos e viaturas, além do avanço do “Projeto Capilaridade”, que ampliou a presença dos bombeiros no estado. “Saltamos de 45 municípios atendidos com quartéis em 2022 para 59 atualmente, e passamos de 3 milhões para quase 6 milhões de pessoas diretamente assistidas”, explicou.
O uso de inteligência artificial também começa a ganhar espaço dentro da corporação. Conforme o comandante, ferramentas tecnológicas estão sendo avaliadas para otimizar a gestão de ocorrências e apoiar a tomada de decisões. “Essas soluções permitem identificar padrões, otimizar o emprego de recursos e reduzir o tempo de resposta”, disse. Ele também destacou o desenvolvimento de um sistema para agilizar processos de certificação de edificações, tornando o procedimento mais transparente para o cidadão.
Segundo o coronel, Daniel Vilela demonstra compromisso com a manutenção de resultados positivos. “No âmbito do Corpo de Bombeiros, essa política se reflete na intensificação das ações preventivas, na fiscalização rigorosa e na atuação técnica voltada à preservação da vida, contribuindo diretamente para um ambiente mais seguro para a população goiana”, destacou.
Entre as principais demandas da corporação ao governo estadual estão a continuidade dos investimentos e a ampliação do efetivo. “Também há foco no fortalecimento das ações preventivas, como inspeções em locais com grande concentração de público, garantindo conformidade com a legislação”, afirmou.
O comandante destacou o diálogo institucional com o governo. “O diálogo é permanente, aberto e produtivo. Temos encontrado respaldo para apresentar demandas e propor melhorias, o que tem resultado em avanços concretos em investimentos e políticas públicas.”

Diálogo com o governo anima militares
O presidente licenciado da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás (Assego), subtenente Sérgio, destacou a expectativa positiva das categorias:
“O Daniel tem demonstrado um perfil muito voltado para o diálogo e já sinalizou que irá sentar com as categorias e entidades representativas para compreender e buscar soluções para os anseios dos militares”, afirmou.
Ele acrescentou: “acredito muito que vamos conseguir ter avanços significativos. Já há demonstrações nesse sentido e devemos ter encontros nos próximos dias para alinhar essas demandas”, disse.
Sobre as principais reivindicações o subtenente pontuou que “a defasagem salarial é uma das principais preocupações, além da necessidade de reorganização das carreiras e da implementação da lei orgânica, que traz garantias importantes para a categoria.”
No entanto, Sérgio reforçou o compromisso institucional: “independentemente de qualquer fator, a instituição polícia é do Estado. O compromisso é com a segurança pública”, declarou.
Já o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar (ACS PM BM), subtenente Gilberto Cândido, fez coro ao colega e adiantou que a reposição salarial deve ser um dos principais pontos a serem tratados com o chefe do Executivo estadual. O militar também revelou que a entidade deve bater na tecla da necessidade de um novo concurso público, tanto para a PM quanto para os Bombeiros.
Leia também:
Daniel Vilela anuncia reforço na segurança e defende subsídio para transporte no Entorno

