O papa Francisco pediu orações pelo papa emérito Bento XVI nesta quarta-feira, 28, dizendo que ele está “muito doente”. O pontífice fez o apelo ao final de sua audiência geral, sem dar detalhes.

Em 2013, Bento, de 95 anos, tornou-se o primeiro papa em cerca de 600 anos a renunciar. Ele vive no Vaticano desde então. “Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo papa emérito Bento, que, no silêncio, está sustentando a igreja. Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor à igreja, até o fim”, disse Francisco, em italiano.

Não houve comentários imediatos do Vaticano sobre o estado de saúde de Bento, e os telefonemas para sua residência não foram atendidos. Até algumas semanas atrás, os que viram o papa emérito disseram que seu corpo estava muito frágil, mas sua mente ainda estava afiada.

Uma das últimas fotografias conhecidas de Bento XVI foi feita em 1º de dezembro, quando se reuniu com os vencedores de um prêmio para teólogos que leva seu nome. Ele estava sentado e parecia muito fraco.