A Arquidiocese de Belém divulgou nota para esclarecer que não convidou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para participar do Círio de Nazaré. O candidato à reeleição confirmou presença na festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré durante a última semana.

Em nota, a Arquidiocese negou envolvimento na participação do presidente no evento e reiterou que não abriu diálogo com nenhuma autoridade política. “Tomamos conhecimento da presença do senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial. Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal”, diz o comunicado.

Confira a íntegra da nota, assinada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa:

Em 2015, quando ainda era deputado federal, Bolsonaro também marcou presença na celebração cristã. Agora, em campanha para o segundo turno, tenta garantir apoio deste eleitorado e, desde a noite dessa sexta-feira, 7, já está em Belém, no Pará, onde ocorre o evento.

Os religiosos também esclareceram que o acesso do presidente às embarcações, para realização da Romaria Fluvial, será de responsabilidade da Marinha do Brasil e que não irão permitir que o evento seja utilizado como ato político ou de campanha.