O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo, 22, para a primeira viagem internacional do terceiro mandato dele à frente da Presidência da República. Lula irá à Argentina. O embarque deve ocorrer à tarde ou à noite.

O presidente brasileiro tem atividades previstas no país vizinho na segunda e na terça-feira. Além de uma reunião com o presidente Alberto Fernández na Casa Rosada (sede do governo argentino) e de encontros com empresários, a principal agenda é a participação na 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para terça-feira, 24.

A Celac reúne 33 países, com objetivo de ampliar a integração regional. O Brasil foi membro-fundador do grupo, em 2008, no segundo mandato de Lula, mas deixou a comunidade durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Logo na primeira semana de 2023, a equipe do novo presidente anunciou o retorno.

Além do encontro bilateral com Fernández, Lula já recebeu vários pedidos de agenda de chefes de estado dos países da região. Após as atividades na Argentina, Lula segue para o Uruguai, onde se reunirá com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou, em Montevidéu.

Na sexta-feira, 24, às 11h, no térreo do Palácio do Itamaraty, o secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, conduzirá um briefing à imprensa sobre as visitas oficiais do presidente Lula à Argentina e ao Uruguai.