Prevenir incêndios é prioridade durante período de seca em Goiás
27 agosto 2026 às 06h00

COMPARTILHAR
Durante o período de estiagem, pequenas atitudes podem fazer a diferença para evitar incêndios e proteger vidas, imóveis e o meio ambiente. Por isso, o Estado de Goiás reforça a orientação para que a população não utilize fogo na limpeza de lotes, na eliminação de lixo, folhas e restos de poda ou em qualquer outra atividade próxima a áreas com vegetação seca.
A atenção deve ser redobrada nesta época do ano. Com a estiagem prolongada, o calor, a baixa umidade do ar e os ventos, o fogo pode se espalhar rapidamente. Uma queimada iniciada para limpar um terreno, por exemplo, pode sair do controle e atingir casas, estabelecimentos, parques, áreas verdes e outros imóveis próximos.
Uso do fogo está suspenso até 31 de outubro
Como medida preventiva, o Estado de Goiás publicou o Decreto nº 10.962, que suspende o uso do fogo em vegetação em todo o território goiano entre 1º de julho e 31 de outubro de 2026, período de maior risco para incêndios. A iniciativa busca principalmente reduzir ocorrências provocadas pela ação humana.
O decreto também determina que os órgãos estaduais promovam ações de conscientização sobre os riscos das queimadas. Aos municípios, a recomendação é adotar medidas para impedir o uso do fogo na limpeza de vegetação e na eliminação de lixo e outros resíduos em imóveis urbanos e rurais.
A orientação para os moradores é simples: lixo, folhas, galhos e restos de poda devem receber destinação adequada e nunca ser queimados. Também é importante evitar fogueiras e qualquer atividade que possa produzir chamas próximo a lotes, matas, parques ou terrenos com vegetação seca.

Queimadas prejudicam a saúde e o meio ambiente
Além do risco de o fogo atingir imóveis e colocar pessoas em perigo, os incêndios provocam uma série de impactos ambientais. O Corpo de Bombeiros alerta que as chamas destroem a vegetação, provocam perda de biodiversidade, deixam o solo mais exposto à erosão e podem alcançar plantações e pastagens.
A fumaça também compromete a qualidade do ar e aumenta a concentração de poluentes no ambiente. Crianças e idosos estão entre os grupos que podem ser mais afetados, especialmente pelo agravamento de problemas respiratórios.
Maioria das ocorrências tem relação com ação humana
Em 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás atendeu aproximadamente 12 mil ocorrências de incêndio. Desse total, cerca de 8 mil foram registradas em áreas urbanas e outras 4 mil em regiões rurais.
Segundo a corporação, a maior parte dos incêndios em vegetação está relacionada à ação humana, de maneira acidental ou intencional. Entre as situações mais recorrentes estão queimadas utilizadas para limpeza de terrenos, manejo inadequado de pastagens, eliminação de lixo e outras práticas em que o fogo acaba saindo do controle.
No período seco, o perigo é ainda maior. A estiagem prolongada reduz a umidade da vegetação, enquanto as altas temperaturas, a baixa umidade do ar e os ventos criam condições para que as chamas avancem rapidamente e dificultem o trabalho das equipes de combate.
Viu fumaça ou fogo? Ligue 193
A prevenção é uma responsabilidade de todos. Evitar queimadas, descartar corretamente os resíduos e manter atenção redobrada durante a estiagem ajudam a proteger a população e o meio ambiente.
Ao identificar fumaça ou um princípio de incêndio, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A comunicação rápida ajuda as equipes a chegarem mais cedo ao local e reduz o risco de propagação das chamas. Neste período de estiagem, não use fogo para limpar terrenos ou eliminar resíduos. Prevenir incêndios é proteger vidas, patrimônio e o meio ambiente.



