Calor intenso e tempo seco devem persistir em Goiânia
17 outubro 2022 às 17h19
COMPARTILHAR
Grande massa de ar seco passou a predominar na região central do Brasil, nesta segunda-feira, 17. Com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu comunicado de perigo sobre o intenso calor e baixa umidade relativa do ar – variando entre 12% e 20%. Dentro desta faixa está Goiânia, que já enfrenta temperaturas elevadas e baixa umidade há mais de cinco dias. Este clima deve seguir até a próxima quinta-feira, 20.
Outro alerta do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) é a variação entre períodos secos e de chuvas isoladas. O gerente do Cimehgo, André Amorim, aponta que entre quinta e sexta-feira, 21, há prognóstico de pancadas de chuvas, com a chegada de frente fria para o centro do país.
Enquanto o clima não muda, o Inmet avisa sobre risco de incêndios florestais e à saúde. Além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Para tanto, o órgão listou alguns cuidados para este período, como beber bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas, exposição ao Sol nas horas mais quentes do dia e fazer o uso de hidratante para pele e umidificar o ambiente.