O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) informa que nos próximos dias as tempestades continuarão em Goiás. As chuvas fortes são isoladas, mas acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventualmente granizo. De acordo com o Centro, isso é resultado da combinação de calor e umidade, que favorecendo a formação de áreas de instabilidades.

Nesse final de semana, no Centro de Aparecida de Goiânia, segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, passaram pela região ventos de 50 km por hora. Na cidade, foram registrados quedas de árvores, fachadas de prédios e painéis. Como consequência, houve falta de energia e muito transtornos para os moradores. O clube da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizado no município, foi interditado nesse domingo, 9.

Com o registro de tempestades na Capital, a Defesa Civil informou que tem feito monitoramento de locais que apresentam algum tipo de risco para a população. As informações coletadas, segundo o coordenador executivo da Defesa Civil, Robledo Mendonça, são repassadas a SEINFRA, COMURG, AMMA, Seplanh e demais secretarias. “Então no período de estiagem é intensificado as obras e as intervenções necessárias por parte dessas secretarias, então, quando se inicia o próximo período chuvoso nós retornamos nesses locais e verificamos se foram eliminados os riscos ou minimizados”, explicou.

chuva-defesa-civil-tempestades-goiania
Defesa Civil monitora região com registros de alagamentos na Capital | Foto: divulgação

Conhecida como uma das cidades mais arborizadas do Brasil, Mendonça diz que em dias de tempestade com ventos fortes é comum a queda de algumas árvores, que não apresentam sinais que possam cair. “A Defesa Civil pede para que a população nos acione caso verifique uma árvore com sinais de comprometimento de seu tronco, raízes e galhos, assim uma equipe irá até o local avaliar e se for o caso nós solicitamos avaliação da equipe técnica da AMMA”, salientou.

Acerca de quedas de energia elétrica e decorrências de estragos de equipamentos eletrônicos, a Enel Distribuição Goiás, por meio de nota, esclareceu que dobrou o número de equipes em Aparecida de Goiânia desde sábado à noite, quando teve início a tempestade na região. Já os clientes que tiveram danos elétricos causados por queda de energia devem acionar a companhia pelo site ou telefone.

Nota da Enel na íntegra:

A Enel Distribuição Goiás informa que as fortes chuvas e ventos de 60 km/h dos últimos dias causaram danos à rede elétrica de Aparecida de Goiânia. A companhia destaca que foram registrados pontos no município com alta incidência de raios, além de chuvas de granizo e quedas de árvores que impactaram o fornecimento de energia em alguns pontos da região. A empresa ressalta que, desde sábado, dobrou o número de equipes em campo para atuar na recuperação da rede e que as ocorrências já estão dentro da normalidade. A companhia destaca, ainda, que as equipes continuam atuando para garantir a confiabilidade do serviço para todos os clientes.

Sobre pedidos de ressarcimento por danos elétricos, a Enel Distribuição Goiás esclarece que segue resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que estabelece o procedimento a ser adotado pelas distribuidoras de energia elétrica. O cliente pode entrar em contato com a empresa por meio do aplicativo Enel Goiás; pela agência virtual no site (www.enel.com.br); e pelo Call Center (0800 062 01 96). É possível ainda realizar o pedido em uma loja de atendimento presencial por meio dos totens de autoatendimento ou com um atendente.