Na manhã desta sexta-feira, 2, Wallace Braz Francisco se tornou novamente o presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira (MPB). Segundo o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias da Justiça Eleitoral, Wallace Braz ocupa novamente os cargos de presidente e tesoureiro do partido. Desde 23 de maio de 2024, Erciley Pires Santana, conhecido como Santana Pires, ocupava a presidência da sigla. 

Confusão

Santana Pires foi primeiro destituído da Comissão Provisória da legenda pela direção nacional em 23 de fevereiro de 2024. A razão foi que, em maio de 2023, durante uma sessão na Câmara Municipal de Goiânia, a vereadora Aava Santiago (PSDB) acusou Santana Pires de ter agredido uma servidora da Casa. Segundo Aava, Santana chamou a funcionária de “imprestável” e teria tentado agredi-la fisicamente. 

Santana Pires entrou com um mandado de segurança para retornar ao posto, que foi aceito em 23 de maio de 2024 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, Wallace Braz volta a ocupar a presidência após publicação de ato de inativação suspendendo efeitos da decisão anterior. Em 24 de maio de 2024, Wallace Braz havia afirmado ao Jornal Opção que recorreria da decisão que o afastou da presidência do PMB.