A vice-prefeita de Iporá, Maysa Cunha (PP), assumiu o cargo de prefeita interinamente e exonerou todos os secretários da gestão passada. A posse acontece quase duas semanas após a prisão do ex-prefeito Naçoitan Leite, que invadiu a casa da ex-mulher e atirou mais de 15 vezes contra ela e o atual namorado. Ela assumiu o cargo nesta segunda-feira, 4, após recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO) à Câmara Municipal.

A parlamentar agradeceu a conquista nas redes sociais. “Quero externar meus agradecimentos em primeiro lugar a Deus, aos meus familiares e a vocês, população! O meu muito obrigada. Vamos juntos enquanto Deus permitir, lutar por uma cidade melhor, agindo conforme a Lei. Deus seja louvado pela vida de cada um de vocês, vamos com fé, força e coragem!”.

A cerimônia de posse foi antecipada e realizada de forma mais discretas por questões de segurança. Assim que ela assumiu a gestão, todos os titulares da gestão Naçoitan Leite (sem partido) foram exonerados.

Iporá ficou 17 dias sem prefeito respondendo pela gestão pública. Naçoitan fugiu no dia 18 de novembro após disparar mais de 15 vezes na residência da ex. Ele se entregou no dia 23 quando era considerado foragido e procurado pela polícia.

A vice-prefeita Maysa Peres Cunha Peixoto tomou posse de forma transitória até que a situação do prefeito seja decidida. Ela assinou o termo de posse que foi lido pelo presidente da Câmara Municipal, Adriano Sena (MDB). A Câmara, onde Naçoitan tem o apoio de 10 dos 13 vereadores, vinha evitando dar posse para a vice-prefeita.

Heb Keller Fernandes (Republicanos), presidente da comissão que analisa o impeachment de Naçoitan, é independente. Moisés Magalhães (Agir) e Viviane Specian (PT) são os únicos da oposição. Os parlamentares, no entanto, acabaram cedendo a posse após o Ministério Público ameaçá-los de processo por prevaricação.

Natural de Iporá, Maysa tem 51 anos, é casada, assistente social, graduada em Direito e pós-graduada em mediação, conciliação, arbitragem e negociação.

Novo secretariado

Secretária de assistência social –  Vástia Alves da Silva

Secretária de administração – Alessandro Sousa de Oliveira

Secretária de obras, transportes de serviços urbanos – Camila Bruna Mendonça Andrade

Secretária da educação, cultura desporto e lazer – Maiara Silva de Abreu

Secretária de saúde – Claudia Ribeiro de Lima

Secretária do meio ambiente e desenvolvimento sustentável –  Thaiomara Alves Silva

Secretária de finanças – Márcio Marçal

Secretária de controle interno – Kênia Cristina Bueno Peixoto