Veja quem são os principais candidatos de direita em Goiás para 2026

22 agosto 2025 às 17h56

COMPARTILHAR
Com as eleições de 2026 se aproximando, os bastidores políticos em Goiás fervilham com nomes da direita que prometem disputar cargos estratégicos. De senadores a deputados estaduais, conheça os principais pré-candidatos que devem marcar presença nas urnas.
No Senado, destacam-se figuras ligadas ao atual governo estadual, nomes da direita bolsonarista com forte presença digital, técnicos com propostas liberais e candidatos moderados com atuação na saúde. Na corrida para a Câmara Federal, há ex-líderes de governo, gestores públicos, empresários com base evangélica, defensores da segurança e representantes de pautas femininas.
Já na Assembleia Legislativa, veteranos experientes, delegados combativos, militares respeitados e políticos municipalistas se movimentam com ambições para se eleger ou reeleger.
Senado Federal
Gracinha Caiado (UB)
Primeira-dama do Estado e figura influente na gestão de Ronaldo Caiado (UB), Gracinha é cotada para disputar uma vaga no Senado. Com forte atuação social e respaldo do União Brasil, ela representa a continuidade do projeto político do atual governador.
Gustavo Gayer (PL)
Deputado federal eleito pela primeira vez em 2022, Gayer é um dos nomes mais populares da direita bolsonarista. Com presença marcante nas redes sociais e discurso combativo, ele deve migrar da Câmara para o Senado.
Gustavo Mendanha (PSD)
Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e atual vice-presidente da CelgPar, Mendanha trocou o MDB pelo PSD com vistas ao Senado. Apesar de sua origem mais centrista desde as últimas eleições gerais ele tem se mostrado bastante próximo das ideias defendidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e também retornou à base do governador Ronaldo Caiado.
Leonardo Rizzo (NOVO)
Empresário e ex-candidato a vice-prefeito de Goiânia, Rizzo representa o Partido Novo (Novo) com uma pauta liberal e foco em gestão eficiente. É visto como uma alternativa técnica e menos polarizada para o Senado. No entanto, interlocutor aponta que o Novo está em constantes tratativas com o Partido Liberal (PL), o que pode representar a junção de Gayer e Rizzo (como suplente) para disputar a vaga no Senado.
Zacarias Calil (UB)
Médico renomado e deputado federal, Calil é conhecido por sua atuação na área da saúde. Com perfil relativamente moderado ele está mais próximo do bolsonarismo do que do centrão.
Deputado Federal
Vitor Hugo (PL)
Ex-líder do governo Bolsonaro na Câmara, Vitor Hugo é vereador por Goiânia e busca retornar à Brasília. Com mais de 500 mil votos em 2022 para o governo estadual, é considerado um dos puxadores de votos do PL.
Pedro Sales (UB)
Presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), e ex-títular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales é técnico e alinhado ao projeto de Caiado. Sua candidatura representa a aposta do União Brasil em nomes com perfil técnico de gestão.
Delegado Waldir (UB)
Com histórico na segurança pública, Delegado Waldir é conhecido por sua atuação firme contra o crime. É um dos nomes tradicionais da direita goiana e que agora quer voltar para à Câmara dos Deputados.
Glaustin da Fokus (PODEMOS)
Empresário e deputado federal, Fokus tem base evangélica e atua com pautas conservadoras e de incentivo ao empreendedorismo. Ele tem um eleitorado consolidado em todo o estado.
Fred Rodrigues (PL)
Ex-deputado estadual e candidato à Prefeitura de Goiânia em 2024, Fred Rodrigues é vice-presidente do PL em Goiás e aliado de Gayer. Com mais de 280 mil votos na capital, é visto como peça-chave para manter a força do partido.
Syvie Alves (UB)
A deputada mais votada de Goiás em 2022, Silvyê é apresentadora de TV e presidente do União Brasil Mulher. Com forte apelo popular e atuação em pautas femininas e de segurança, é uma das favoritas para reeleição.
Dr. Alano Queiroz (NOVO)
Médico ortopedista e presidente do NOVO em Goiás, Alano defende pautas liberais e a modernização da saúde pública. É conhecido por sua atuação técnica e por rejeitar o uso de fundo eleitoral.
Ismael Alexandrino (PSD)
Ex-secretário de Saúde e atual deputado federal, Ismael é presidente do PSD em Goiânia. Apesar das dificuldades do partido, ele garante que buscará reeleição com foco em saúde e gestão pública.
Magda Mofatto (PRD)
Veterana da política goiana, Magda trocou o Partido Liberal (PL) pelo Partido Renovação Democrática (PRD) e preside a federação PRD & Solidariedade no estado. Eleita nas “sobras” em 2022, busca manter seu mandato.
Bruno Peixoto (UB)
Presidente da Assembleia Legislativa e aliado de Caiado, Bruno é cotado para disputar vaga na Câmara Federal. Com alta capilaridade e gestão elogiada, pode ser o grande puxador de votos do União Brasil (UB). e também figura entre os nomes que podem ficar entre os mais votados.
Humberto Teófilo (PL)
Delegado Humberto Teófilo é goianiense, bacharel em Direito e servidor público estadual. Ganhou notoriedade por sua atuação firme no combate à criminalidade, especialmente em casos de pedofilia e corrupção. Em 2022, concorreu a deputado federal pelo Patriota, defendendo pautas conservadoras e segurança pública. Em 2026, disputará pelo Partido Liberal (PL).
Deputado Estadual
Paulo Cezar Martins (PL)
Decano da Assembleia, Paulo Cezar tem seis mandatos e anunciou pré-candidatura à presidência da República. Com discurso duro contra a corrupção, é um dos nomes mais experientes da direita goiana.
Amauri Ribeiro (UB)
Polêmico e combativo, Amauri é conhecido por suas declarações controversas e enfrentamentos com a esquerda. Apesar das críticas, mantém forte base eleitoral no interior.
Major Araújo (PL)
Com quatro mandatos, Major Araújo é defensor das forças de segurança e da transparência na gestão pública. Tem perfil fiscalizador e atua com independência frente ao Executivo.
Delegado Eduardo Prado (PL)
Presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa, Prado é delegado de carreira e tem atuação defensor dos servidores. Cogita disputar a prefeitura de Goiânia, mas mantém foco na segurança pública.
Clécio Alves (Republicanos)
Ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Clécio rompeu com a base de Caiado e atua com independência.
Coronel Adailton (PRTB)
Coronel da reserva da PM e deputado estadual, Adailton é figura respeitada na segurança pública. Com atuação municipalista e presença em eventos regionais, é um dos nomes fortes do Solidariedade.
Wagner Neto (PRTB)
Presidente da Comissão de Tributação e Finanças, Wagner é articulador da federação PRD & Solidariedade. Defende pautas fiscais e é cotado para ampliar sua atuação em 2026.
Cairo Salim (PSD)
Deputado municipalista, Cairo Salim sonha alto: quer ser prefeito de Aparecida, de Goiânia e até governador. Com forte presença nas rádios comunitárias, é um nome em ascensão no PSD.
Leia também:
Vice de Daniel Vilela: Piastri, Norris ou Verstappen? Quem larga na pole nem sempre ganha…