Com as eleições de 2026 se aproximando, os bastidores políticos em Goiás fervilham com nomes da direita que prometem disputar cargos estratégicos. De senadores a deputados estaduais, conheça os principais pré-candidatos que devem marcar presença nas urnas.

No Senado, destacam-se figuras ligadas ao atual governo estadual, nomes da direita bolsonarista com forte presença digital, técnicos com propostas liberais e candidatos moderados com atuação na saúde. Na corrida para a Câmara Federal, há ex-líderes de governo, gestores públicos, empresários com base evangélica, defensores da segurança e representantes de pautas femininas.

Já na Assembleia Legislativa, veteranos experientes, delegados combativos, militares respeitados e políticos municipalistas se movimentam com ambições para se eleger ou reeleger.

Senado Federal

Gracinha Caiado (UB)
Primeira-dama do Estado e figura influente na gestão de Ronaldo Caiado (UB), Gracinha é cotada para disputar uma vaga no Senado. Com forte atuação social e respaldo do União Brasil, ela representa a continuidade do projeto político do atual governador.

Gustavo Gayer (PL)
Deputado federal eleito pela primeira vez em 2022, Gayer é um dos nomes mais populares da direita bolsonarista. Com presença marcante nas redes sociais e discurso combativo, ele deve migrar da Câmara para o Senado.

Gustavo Mendanha (PSD)
Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e atual vice-presidente da CelgPar, Mendanha trocou o MDB pelo PSD com vistas ao Senado. Apesar de sua origem mais centrista desde as últimas eleições gerais ele tem se mostrado bastante próximo das ideias defendidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e também retornou à base do governador Ronaldo Caiado.

Leonardo Rizzo (NOVO)
Empresário e ex-candidato a vice-prefeito de Goiânia, Rizzo representa o Partido Novo (Novo) com uma pauta liberal e foco em gestão eficiente. É visto como uma alternativa técnica e menos polarizada para o Senado. No entanto, interlocutor aponta que o Novo está em constantes tratativas com o Partido Liberal (PL), o que pode representar a junção de Gayer e Rizzo (como suplente) para disputar a vaga no Senado.

Zacarias Calil (UB)
Médico renomado e deputado federal, Calil é conhecido por sua atuação na área da saúde. Com perfil relativamente moderado ele está mais próximo do bolsonarismo do que do centrão.

Deputado Federal

Vitor Hugo (PL)
Ex-líder do governo Bolsonaro na Câmara, Vitor Hugo é vereador por Goiânia e busca retornar à Brasília. Com mais de 500 mil votos em 2022 para o governo estadual, é considerado um dos puxadores de votos do PL.

Pedro Sales (UB)
Presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), e ex-títular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales é técnico e alinhado ao projeto de Caiado. Sua candidatura representa a aposta do União Brasil em nomes com perfil técnico de gestão.

Delegado Waldir (UB)
Com histórico na segurança pública, Delegado Waldir é conhecido por sua atuação firme contra o crime. É um dos nomes tradicionais da direita goiana e que agora quer voltar para à Câmara dos Deputados.

Glaustin da Fokus (PODEMOS)
Empresário e deputado federal, Fokus tem base evangélica e atua com pautas conservadoras e de incentivo ao empreendedorismo. Ele tem um eleitorado consolidado em todo o estado.

Fred Rodrigues (PL)
Ex-deputado estadual e candidato à Prefeitura de Goiânia em 2024, Fred Rodrigues é vice-presidente do PL em Goiás e aliado de Gayer. Com mais de 280 mil votos na capital, é visto como peça-chave para manter a força do partido.

Syvie Alves (UB)
A deputada mais votada de Goiás em 2022, Silvyê é apresentadora de TV e presidente do União Brasil Mulher. Com forte apelo popular e atuação em pautas femininas e de segurança, é uma das favoritas para reeleição.

Dr. Alano Queiroz (NOVO)
Médico ortopedista e presidente do NOVO em Goiás, Alano defende pautas liberais e a modernização da saúde pública. É conhecido por sua atuação técnica e por rejeitar o uso de fundo eleitoral.

Ismael Alexandrino (PSD)
Ex-secretário de Saúde e atual deputado federal, Ismael é presidente do PSD em Goiânia. Apesar das dificuldades do partido, ele garante que buscará reeleição com foco em saúde e gestão pública.

Magda Mofatto (PRD)
Veterana da política goiana, Magda trocou o Partido Liberal (PL) pelo Partido Renovação Democrática (PRD) e preside a federação PRD & Solidariedade no estado. Eleita nas “sobras” em 2022, busca manter seu mandato.

Bruno Peixoto (UB)
Presidente da Assembleia Legislativa e aliado de Caiado, Bruno é cotado para disputar vaga na Câmara Federal. Com alta capilaridade e gestão elogiada, pode ser o grande puxador de votos do União Brasil (UB). e também figura entre os nomes que podem ficar entre os mais votados.

Humberto Teófilo (PL)

Delegado Humberto Teófilo é goianiense, bacharel em Direito e servidor público estadual. Ganhou notoriedade por sua atuação firme no combate à criminalidade, especialmente em casos de pedofilia e corrupção. Em 2022, concorreu a deputado federal pelo Patriota, defendendo pautas conservadoras e segurança pública. Em 2026, disputará pelo Partido Liberal (PL).

Deputado Estadual

Paulo Cezar Martins (PL)
Decano da Assembleia, Paulo Cezar tem seis mandatos e anunciou pré-candidatura à presidência da República. Com discurso duro contra a corrupção, é um dos nomes mais experientes da direita goiana.

Amauri Ribeiro (UB)
Polêmico e combativo, Amauri é conhecido por suas declarações controversas e enfrentamentos com a esquerda. Apesar das críticas, mantém forte base eleitoral no interior.

Major Araújo (PL)
Com quatro mandatos, Major Araújo é defensor das forças de segurança e da transparência na gestão pública. Tem perfil fiscalizador e atua com independência frente ao Executivo.

Delegado Eduardo Prado (PL)
Presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa, Prado é delegado de carreira e tem atuação defensor dos servidores. Cogita disputar a prefeitura de Goiânia, mas mantém foco na segurança pública.

Clécio Alves (Republicanos)
Ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Clécio rompeu com a base de Caiado e atua com independência.

Coronel Adailton (PRTB)
Coronel da reserva da PM e deputado estadual, Adailton é figura respeitada na segurança pública. Com atuação municipalista e presença em eventos regionais, é um dos nomes fortes do Solidariedade.

Wagner Neto (PRTB)
Presidente da Comissão de Tributação e Finanças, Wagner é articulador da federação PRD & Solidariedade. Defende pautas fiscais e é cotado para ampliar sua atuação em 2026.

Cairo Salim (PSD)
Deputado municipalista, Cairo Salim sonha alto: quer ser prefeito de Aparecida, de Goiânia e até governador. Com forte presença nas rádios comunitárias, é um nome em ascensão no PSD.

Leia também:

Vice de Daniel Vilela: Piastri, Norris ou Verstappen? Quem larga na pole nem sempre ganha…