Valdivino de Oliveira (PSDB) defende aliança com PSD de Vanderlan Cardoso
08 dezembro 2023 às 10h28
COMPARTILHAR
Com informações de Nielton Santos
Ao contrário de outro membro da federação PSDB-Cidadania, que defende uma aliança com o Partido dos Trabalhadores, o ex-vice-prefeito da Capital, entre 2005 e 2008, Valdivino de Oliveira pondera que o tucanato deve buscar aliança com o senador Vanderlan Cardoso, atual presidente do PSD e pré-candidato na disputa pela prefeitura de Goiânia em 2024.
Oliveira também é pré-candidato pelo PSDB ao lado do jornalista Matheus Oliveira e da vereadora Aava Santiago. Ele argumenta que o nome melhor posicionado nas pesquisas deve ser o cabeça de chapa. “É uma boa perspectiva a aliança com o PSD de Vanderlan Cardoso, é um grande partido, com grandes políticos”, disse em entrevista exclusiva ao Jornal Opção.
Leia também: Gilvane Felipe defende aliança do PSDB e Cidadania com PT em Goiânia
Para Oliveira, a construção de alianças deve começar ainda no primeiro turno e ampliada para uma eventual disputa polarizada. “Quanto mais aliança fizer, melhor. Com mais alianças, vão surgindo mas nomes, e aquele que estiver melhor condição é que deve pleitear. Quanto mas ampla a coligação for, melhor será o caminho a ser percorrido”, aponta.
Valdivino foi citado pelo ex-governador Marconi Perillo em reunião da executiva estadual—que transferiu o comando do partido para o ex-deputado estadual Hélio de Sousa—, como um dos três pré-candidatos do partido. Mais experiente entre os três nomes, o ex-prefeito descarta a realização de prévias no PSDB para a escolha do nome. “O partido tem que ser inteligente. Precisa fazer uma pesquisa para ver o nome mais aceito na cidade. Não adianta vencer uma prévia se não tiver o aceitação popular”, diz.
Leia também: Os três pré-candidatos que podem disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB em 2024
“Partido não pode perder toda eleição que disputa”, diz Valdivino
O enfraquecimento do PSDB nacionalmente com a ascensão de Jair Bolsonaro como principal oposição ao PT refletiu também no cenário local. Em Goiás, após quase 20 anos no comando do governo estadual e, apesar de ter vencido a última eleição na Capital com Nion Albernaz (que teve como vice o próprio Valdivino de Oliveira), em 1996, o PSDB ainda busca encontrar seu caminho.
A derrocada nas eleições gerais de 2018 e em Goiás no ano de 2020, tende a ser o maior desafio dos tucanos. As apostas é que Marconi, por enquanto, não tem interesse em disputar a eleição do ano que vem. A tendência, é que deixe para disputar ao Senado novamente.
Leia também: Marconi pode assumir PSDB nacional. Ele “cresceu” ou o partido diminuiu?
“Mostramos ao ex-governador que temos nomes para reivindicar candidatura em Goiânia”, diz Valdivino. Ele aponta, porém, que o partido precisa ter maturidade para escolher o nome com mais apelo popular. “O partido não pode ficar perdendo todas as eleições que ele disputa”.
Leia também:
Aava Santiago: “vou ajudar Matheus Ribeiro, se ele for o nome escolhido do PSDB”
Os três pré-candidatos que podem disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB em 2024