A tenente-coronel Cláudia da Silva Lira, subcomandante do Comando de Gestão e Finanças da Polícia Militar de Goiás, será candidata a vice-prefeita na chapa do ex-deputado federal Sandro Mabel (UB) à Prefeitura de Goiânia. Cláudia também é docente Titular na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. O anúncio oficial da chapa será feito às 10h30 da manhã, desta segunda-feira, 5, no diretório do União Brasil.

A indicação foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB), que mencionou que Luciene Peixoto, sua esposa, agradeceu o convite. Outros nomes indicados pelo bloco de Peixoto eram o do ex-deputado Thiago Albernaz e do vereador Thialu Guiotti. O nome de Cláudia, porém, não apresenta restrições de nenhum grupo político e reforça ainda o apelo da população pelo tema segurança pública.

Cláudia da Silva Lira, natural de São Gabriel (RS) e com 52 anos, está na PM-GO há 30 anos e é também diretora financeira da Fundação Tiradentes, que representa os servidores. Os cargos da diretoria ocupados por oficiais são voluntários, ou seja, não há remuneração e os militares dividem a dedicação com a função desempenhada na corporação.

Moradora do Jardim Guanabara e evangélica da Igreja Assembleia de Deus Ministério Independente, a tenente deve se filiar ao Avante nesta segunda-feira, 5. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, determina que militares que desejam se candidatar a cargos eletivos devem se filiar a um partido político pelo menos seis meses antes da eleição e obter licença do serviço ativo após a convenção partidária que oficializa sua candidatura. Além disso, existem prazos específicos de afastamento dependendo do cargo almejado: seis meses antes das eleições para cargos do Executivo e prazos variados para o Legislativo.

Currículo

Durante sua carreira, exerceu várias funções de destaque, incluindo Subchefe de Seção no Batalhão de Polícia Militar de Trânsito e Comandante do Policiamento da Unidade e Chefe de Seção no 6º Batalhão de Polícia Militar. Também atuou como Chefe de Seções no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e Subcomandante da 5ª Seção do Estado-Maior Estratégico. Outras funções importantes incluem Chefe de Seções no Regimento de Polícia Montada, Chefe de Seções no CEPMG Ayrton Senna, Subcomandante no Centro de Assistência Social, Coordenadora Estadual do PROERD, Comandante do Centro de Polícia Comunitária e Comandante do Centro de Assistência Social.

Com 30 anos de efetivo serviço, Claúdia é atualmente a Tenente Coronel mais antiga entre as oficiais femininas na PMGO.