Setor cultural celebra indicação de Ugton Batista para Secretaria de Cultura de Goiânia
20 dezembro 2024 às 12h20
COMPARTILHAR
O empresário Ugton Batista deve assumir a Secretaria Municipal de Cultura em Goiânia. Ao Jornal Opção, Ugton disse que o pedido veio diretamente do grupo de sertanejos que apoiaram a campanha do prefeito eleito Sandro Mabel, incluindo nomes como Amado Batista e Gusttavo Lima.
“Não é uma coisa que eu queria, está fora dos meus planos. Decidi focar na vida privada porque a política me cansou um pouco. Mas eles pediram, e temos um projeto em andamento. Os sertanejos vão ajudar a trazer recursos para Goiânia, principalmente para o turismo e os grandes shows que teremos este ano. Isso movimentará bares e restaurantes”, afirmou o empresário.
Ugton destacou sua experiência na área, tendo atuado na Diretoria de políticas e eventos da Secretaria de Cultura na gestão de Iris Rezende, de 2017 a 2018. Ele mencionou também que sua articulação com o Ministério da Cultura, em parceria com artistas sertanejos, será fundamental para captar recursos e fomentar o setor cultural da capital.
O futuro secretário ressaltou que, embora haja resistência de grupos que tradicionalmente indicam nomes para a pasta, sua capacidade de mobilizar investimentos e criar conexões estratégicas é um diferencial. “Qualquer outro nome indicado não terá o mesmo alcance que temos em Brasília e com o setor sertanejo. Isso é o que fará a diferença para Goiânia”, concluiu Ugton Batista.
Rodrigo Borges, sócio e CEO da Up Music Events, atua no mercado de entretenimento há 22 anos e reagiu positivamente à notícia. “Que maravilha, notícia muito boa para o seguimento em Goiânia. A escolha foi acertadíssima. Ugton é um cara que consegue tramitar bem em Brasília para poder buscar recursos para a cultura goiana, para não ficar espremendo a prefeitura que está precisando de dinheiro.
Segundo Rodrigo, é fundamental ter na direção da pasta uma pessoa que já é da cultura, com o conhecimento que ele tem e ainda com entrada política para poder trazer recursos. Além disso, ressaltou a facilidade de acesso de Ugton ao setor sertanejo. “A cultura sertaneja é uma forma de divulgação da nossa cidade e do nosso estado. A maioria das grandes duplas residem e trazem recursos para a Capital”, afirmou o empresário.
Segundo ele, existe uma demanda, já discutida com Sandro Mabel, que é a falta de um espaço para a realização de grandes eventos em Goiânia. “A Secretaria de Cultura era um pouco direcionada para alguns tipos de segmentos culturais enquanto outros não tinham espaço e abertura ali dentro. O Ugton é um cara que eu conheço e sei que vai cuidar de forma ampla de todas as categorias culturais que existem e que precisam de atenção da secretaria”, finalizou Rodrigo Borges.
Rodrigo Borges é sócio e CEO da Up Music Events e proprietário da Arena Multiplace (espaço para realização de shows e eventos em Goiânia). Uma das maiores produções da Up é o festival Playgroynd. Além disso, ele destaca projetos futuros da gravadora, como o Reveillon volta ao mundo e um novo lançamento da dupla Henrique e Juliano.
Segundo Marcos Rodrigues, da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAP), a indicação atende a um pedido do segmento, que há muito tempo buscava ter na pasta alguém com proximidade tanto com o setor cultural quanto com o de eventos.
“Ter uma pessoa que entende as demandas de artistas, empresários e produtores, além de ter facilidade de interlocução com o governo estadual e federal, é essencial para destravar processos e fortalecer o setor”, afirmou Marcos ao Jornal Opção.
Ele também destacou algumas demandas prioritárias do setor, como a desburocratização da tramitação de documentos para liberação de eventos e a revisão do sistema de taxas cobradas na capital. “Não pedimos isenção de tributos, mas agilidade nos processos. Hoje, enfrentamos um excesso de taxas e demora na liberação, o que compromete a realização dos eventos”, explicou.