Servidores do Ipasgo querem indicar presidente

24 março 2023 às 17h58

COMPARTILHAR
O atual presidente do Ipasgo, Vinícius Luz, se reuniu com sindicalistas e representantes de associações de servidores públicos, nesta sexta-feira, 24. Participaram do encontro o deputado estadual Mauro Rubens (PT) e o ex-secretário de Finanças de Goiânia, Jeovalter Correia. Na ocasião, servidores do órgão sugeriram alteração no modelo de escolha do presidente do órgão.
A proposta inicial é de que o presidente passe a ser escolhido por votação ou lista tríplice, posteriormente encaminhada para a escolha e nomeação do governador. Ao Jornal Opção, Jovalter destacou que o sugerido no texto proposto é de indicação direta do governador. Essa alteração viria a complementar o proposto pelo governo da personalidade jurídica da autarquia. “O servidor que quiser dirigir o instituto, dirige. Não faz sentido o governo continuar à frente do instituto se ele não é mais autarquia”, frisa.
Na manhã de hoje, 24, o atual presidente do Ipasgo Vinícius Luz explanou para a plateia sobre como será o novo regime jurídico da autarquia. Pelo esboço, acatando entendimento do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), o Ipasgo será transformada em uma empresa de Serviço Social Autônomo (SSA). Assim, a instituição passa passa a ser fiscalizado pela ANS como outros planos de saúde.
De qualquer forma, antes do envio do projeto de lei à apreciação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), ainda será feita consulta pública nos próximos dias 30 e 31 de março. Estima-se que o PL a ser votado na Alego chegue apenas em 10 de abril.