Senado vai analisar reforma tributária em ‘clima menos tenso’, diz Kajuru
01 agosto 2023 às 16h30
COMPARTILHAR
O senador Jorge Kajuru (PSB) disse nesta terça-feira, 1º, que o Senado Federal vai analisar, até o fim do ano, as propostas da reforma tributária (PEC 45/2019) e o PL 2.384/2023. Segundo o parlamentar isso será de “extrema importância” como primeira etapa para a tramitação do projeto, e vai acontecer em uma “clima menos tenso” do que o sentido no primeiro trimestre deste ano.
As medidas tendem a restabelecer o voto de desempate a favor do governo federal nos processos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A PEC 45/2019 e PL 2.384 foram votados e aprovados pela Câmara dos Deputados no primeiro semestre. Além do novo arcabouço fiscal, Kajuru ressaltou ainda a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024.
“O relevante é que vamos trabalhar num clima bem menos tenso do que no primeiro semestre, período em que o país foi reaprendendo a fazer política. O aprendizado tem muito a ver com a postura do novo chefe do Executivo, Lula, que vem cumprindo o que prometeu em campanha: governar para todos os brasileiros na base do diálogo, sem tratar adversários políticos como inimigos”, acentuou.
Situação e oposição
Segundo o senador, é importante que a base do governo no Congresso Nacional e a oposição consigam entrar em consenso para conciliar interesses comuns para o país.
Kajuro diz que agentes políticos têm a obrigação de “cuidar da governabilidade, que aos poucos vem sendo ampliada com o pragmatismo e zelo necessário depois de quatro anos de tormentas e sobressaltos institucionais”.
Leia também:
Site aponta Kajuru como um dos políticos mais transparentes em Brasília
Kajuru desmente que aceita Marconi Perillo no PSB