O presidente Lula (PT) embarcou na manhã desta terça-feira, 21, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Brasília para iniciar sua viagem oficial à Indonésia e à Malásia, sem revelar sua escolha para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Entre os nomes mais cotados para assumir a cadeira do STF estão o advogado-geral da União (AGU) Jorge Messias, apontado como favorito, seguido do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Embora seja o preferido do PT e de auxiliares de Lula, Jorge Messias ainda não possui votos suficientes no Senado para garantir a aprovação. Sua possível indicação deve gerar nova disputa com a oposição e parlamentares insatisfeitos com o governo.

No Senado, o nome de Rodrigo Pacheco é visto com mais apoio, contando, segundo aliados do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com mais de 60 votos favoráveis à sua aprovação como ministro do STF.

Sem anunciar a decisão sobre a indicação, Lula fará sua primeira parada em Johanesburgo, na África do Sul, com chegada prevista às 18h55, horário de Brasília. A visita de Estado à Indonésia começa na quinta-feira (23), em retribuição à visita do presidente indonésio, Prabowo Subianto, ao Brasil em julho deste ano.

De 24 a 28 de outubro, o presidente cumprirá agenda oficial em Kuala Lumpur, a convite do primeiro-ministro Anwar Ibrahim, da Malásia, incluindo participação na 47ª Cúpula da ASEAN. Salvo imprevistos, Lula deve se reunir no domingo, 26, com o presidente dos EUA, Donald Trump, durante a conferência.

Leia também: