Putin liga para Lula para falar sobre negociações com os EUA sobre guerra na Ucrânia
09 agosto 2025 às 15h15

COMPARTILHAR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, neste sábado, 9, uma ligação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em que os dois líderes discutiram o cenário internacional, com destaque para as negociações em curso entre Moscou e Washington sobre a guerra na Ucrânia.
A conversa durou cerca de 40 minutos e, segundo nota oficial do Palácio do Planalto, Putin agradeceu o empenho do Brasil na busca por soluções pacíficas e Lula reafirmou o compromisso brasileiro com o diálogo, inclusive por meio do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China.
Putin informou que se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo dia 15, no Alasca, para tratar de uma proposta de cessar-fogo. A proposta russa envolve a cessão do leste da Ucrânia em troca do fim do conflito, o que tem gerado preocupações entre aliados europeus e o governo ucraniano, que não participará do encontro.
Lula e Putin também abordaram a cooperação bilateral no âmbito do BRICS, com o líder russo parabenizando o Brasil pelos resultados da cúpula realizada em julho no Rio de Janeiro. Ambos reforçaram a intenção de realizar ainda este ano a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.
Além de Lula, Putin tem mantido contato com outros líderes globais, como Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia) e representantes da África do Sul, Uzbequistão, Cazaquistão e Bielorrússia, para compartilhar os desdobramentos das negociações com os Estados Unidos.
A última reunião presencial entre Lula e Putin ocorreu em maio deste ano, em Moscou, durante as celebrações do Dia da Vitória sobre o nazismo.
Leia também: Disputa por ilha no rio Amazonas eleva tensão e mobiliza tropas de Peru e Colômbia na tríplice fronteira