COMPARTILHAR

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), apresentou, nesta terça-feira, 26, um projeto de entrega de veículos e emendas para 220 cidades do Estado sobre o novo programa “Goiás em Crescimento”, o projeto foi detalhado aos deputados da base da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O café da manhã aconteceu no salão eventos do Palácio das Esmeraldas e contou com a presença de quase todos os parlamentares do grupo — menos sete nomes que justificaram a falta.

A proposta visa entregar os recursos para as obras públicas no valor aproximado de R$ 200 milhões. Os recursos devem vir em parte de emendas impositivas dos deputados estaduais ao qual devem ser enviadas ainda esse ano para as cidades goianas. 

A expectativa é que as obras beneficiadas sejam entregues em meados de 2026, período em que Caiado deve se ausentar da gestão para concorrer à presidência da República. Enquanto isso, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) deve assumir e fazer a entrega dos empreendimentos, gesto visto como uma preparação do terreno da candidatura de Vilela ao Estado. 

Segundo o deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB), o governador teria pedido que a base acompanhasse os projetos junto ao governo até o ano de 2026. “Vão ser muitas inaugurações [de obras], pediu para os deputados acompanharem de perto o andamento e a qualidade das obras dentro dos municípios.”

Além disso, a equipe de reportagem também apurou que o encontro tratou de outros temas como a segurança-pública, saúde, educação, além da comitiva de embaixadores do Japão que devem desembarcar em Goiás no final de agosto. Para Vivian Naves (PP), o encontro foi considerado como uma “prestação de contas” dos trabalhos do governo, além de fazer um alinhamento da entrega das emendas impositivas dos deputados estaduais referente ao exercício de 2024.

Sobre isso, o Jornal Opção conversou com fontes que estavam na reunião e afirmaram que parte da conversa também foi uma petição à destinação das emendas da base para obras do Governo, além de “cuidado”, como informou as fontes, sobre a destinação para às associações.  

Leia também: Em evento na Alego, ex-procuradora Raquel Dodge sugere criação de lei para financiamento ambiental

Regra que exige deputados em plenário trava votações e provoca sessões esvaziadas na Alego