O Opção Pesquisas, instituto do Jornal Opção, foi às ruas de Aparecida de Goiânia entre os dias 26 e 28 de fevereiro para realizar 600 entrevistas presenciais com eleitores. A pesquisa revelou que boa parte dos eleitores (78,5%) ainda estão indecisos quanto ao pleito de 2024. Embora Professor Alcides (PL) seja o candidato preferido na pesquisa estimulada, o prefeito Vilmar Mariano é mais lembrado na pesquisa espontânea. 

Na pesquisa espontânea (sem apresentar o nome dos candidatos), o melhor colocado é o atual prefeito Vilmar Mariano, com 7,8% das intenções de votos. Professor Alcides vem em segundo lugar, com 5,8% e Gustavo Mendanha em terceiro, com 0,7%. Nesta modalidade, a proporção de indecisos é de 78,5% do eleitorado. 

Resultados da pesquisa espontânea | Foto: Jornal Opção

No primeiro cenário da pesquisa estimulada (em que candidatos são apresentados), o melhor colocado é Professor Alcides, com 37,4% das intenções de voto. Em seguida, Vilmar Mariano com 15,7%; Leandro Vilela (MDB) com 13,4%; Ademir Menezes (Patriota) com 6,8%; André Fortaleza (MDB) com 3,3%. 

Primeiro cenário da pesquisa estimulada | Foto: Jornal Opção

No cenário sem Ademir Menezes e André Fortaleza, a intenção de votos em Professor Alcides aumentam para 39,7%, em Vilmar Mariano para 17,5% e em Leandro Vilela para 15,2% dos votos. No cenário em que concorrem apenas Professor Alcides e Vilmar Mariano, o primeiro tem 44,7% das intenções de voto e o segundo tem 23,2%. 

A maior parte dos eleitores de Professor Alcides são homens de 25 a 34 anos com Ensino Superior. A maior parte dos eleitores de Vilmar Mariano são homens com mais de 50 anos e Ensino Médio completo. 

A maior rejeição é de Vilmar Mariano, em quem 17,1% dos eleitores não votaria de jeito nenhum. Professor Alcides vem em segundo, com 14,6%, seguido por Ademir Menezes (14,1%), André Fortaleza (7,3%) e Leandro Vilela (5,3%). Quase metade do eleitorado (48,7%) não rejeita nenhum candidato, e 8,8% rejeita todos. 

A margem de erro máxima é de 4 %. Essa pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número 03666/2024. O método de amostragem por cotas considerou as variáveis sexo, idade, grau de instrução e classe social.