Presidente do Republicanos cita Caiado como substituto da direita para 2026
26 setembro 2023 às 11h05
COMPARTILHAR
O atual presidente do partido Republicanos, deputado Marcos Pereira, anunciou que não planeja lançar o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas como candidato à presidência da República nas eleições de 2026. Apesar de pesquisas apontarem Tarcísio como possível sucessor de Bolsonaro, Pereira acredita que Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior, Romeu Zema e Tereza Cristina são os nomes mais relevantes da direita para as próximas eleições presidenciais.
“O Tarcísio é um candidato natural a fazer um bom governo, primeiramente. Atender às expectativas do eleitor de São Paulo e da população de São Paulo que o colocou nessa posição de tanta relevância. Depois, o momento seguinte, mais natural, é ser candidato à reeleição (…) Os nomes da direita seriam Ronaldo Caiado, governador de Goiás, Ratinho Júnior do Paraná, Romeu Zema de Minas e a ex-ministra Tereza Cristina”, afirmou Pereira em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, exibido na noite desta segunda-feira 25.
Confira aqui:
Além disso, durante o programa, o presidente da sigla descartou a possibilidade de Tarcísio se desfiliar devido à adesão do Republicanos ao governo de Lula, representado por Silvio Costa Filho, que assumiu o Ministério de Portos e Aeroportos.
É importante ressaltar que Bolsonaro teve sua inelegibilidade confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, devido ao abuso de poder ao convocar embaixadores para disseminar informações falsas sobre as urnas. Cinco dos sete ministros já votaram a favor da decisão que retirou seus direitos políticos, com apenas dois votos pendentes, mas a maioria já está formada.
Diante desse cenário, a direita terá de escolher um novo candidato presidencial até 2026. Vale mencionar que Bolsonaro não apoia essa possibilidade, e até a alternativa de lançar Michelle tem enfrentado críticas por parte do ex-capitão.