Vereadores de Anicuns, a 80 km de Goiânia, pediram a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar uso indevido do veículo da Câmara Municipal para viagem particular do presidente do Legislativo. O documento que pede a CPI é assinado por quatro vereadores e utiliza denúncia no Ministério Público de Anicuns como justificativa para a instalação.

Vídeos e fotos anexadas na denúncia feita ao MP mostram adesivo de um shopping da cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, afixado em carro oficial da prefeitura. De acordo com a denúncia, esse adesivo fixado no vidro traseiro do veículo indicaria que o carro teria sido utilizado para viagem particular do presidente da Câmara.

O adesivo foi retirado, mas os resíduos da cola ficaram marcadas no vidro traseiro | Vídeo: Reprodução

Ao Jornal Opção, o acusado vereador Carlos Leones Santana (UB), conhecido como Carlinho Zé da Nica, disse que a viagem ocorreu em meados de junho deste ano, mas que foi feita em veículo particular e que essa denúncia estaria sendo feita com fins eleitoreiros.

Carlinho disse que a proposta de instalação da investigação deve ser votada até dia 22 deste mês e que mesmo ele sendo presidente da Câmara elas serão feitas normalmente. “Vamos fazer as investigações normalmente, apurar o que realmente aconteceu. Isso é uma questão partidária, e vamos apurar os fatos com a maior transparência e estamos com a consciência tranquila”, apontou.

Conforme apuração, Carlinho teria ido a cidade de Dourados (MS) para a formatura do filho e que de lá teria viajado à cidade de Pedro Juan Caballero, que fica a 122 Km de Dourados.

Confira o documento na íntegra

O que diz a lei

A conduta de agente público que se utiliza de veículo pertencente ao ente público para atender interesse particular, sem qualquer atenção ao interesse público, constitui falta funcional grave e improbidade administrativa, sujeitando ao ressarcimento e apenamento previsto na legislação específica.