Prefeitura de Goiânia realiza 17° Mutirão dos 100 dias com serviços voltados a mulheres

08 março 2025 às 13h10

COMPARTILHAR
Aconteceu na manhã deste sábado, 8, a abertura do 17° Mutirão dos 100 dias, no Jardim Curitiba. Esta edição do tradicional evento da Prefeitura de Goiânia foi em homenagem ao dia internacional da mulher, oferecendo serviços dedicados a elas. O prefeito Sandro Mabel (UB) esteve presente e anunciou uma série de medidas voltadas ao público feminino, como abertura de Cmei e prioridade na concessão de casas populares.
“Hoje é um dia festivo, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher e a prefeitura tem dedicado muito à mulher”, colocou Mabel. O prefeito afirma que o Cmei Floresta, na região Noroeste da capital, está quase concluído e será o primeiro a ter as obras retomadas. “ Falta muito pouco, e nós estamos trabalhando para concluir”, destacou o prefeito.
Além disso, Mabel falou sobre as políticas na área de habitação na capital goiana: “Nós já vamos começar a entregar algumas casas, também sempre procurando privilegiar as mulheres, porque a mulher é o arrimo da família, por isso é importante que a propriedade esteja em nome dela, o mesmo também na regularização de lotes”.
Na ocasião, a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia, elogiou a ação do atual chefe do Executivo Municipal principalmente no que diz respeito às mulheres. “O senhor é essa pessoa que está na linha de frente, que faz a gestão, que faz acontecer, mas não é no gabinete, é na rua”, pontuou a vice-prefeita. “O que a mulher quer, prefeito? ela não quer ser tratada melhor, ter privilégios. Ela quer ter oportunidade”, sintetizou a coronel Cláudia.

Ana Paula Rezende, filha do ex-prefeito Iris Rezende, celebra a data comemorativa com as mulheres presentes no mutirão e elogia a atuação de Mabel, que mantém o legado de seu pai. “É muito bom, prefeito, ver que depois de mais de 50 anos, o senhor continua aqui, fazendo esse mutirão, lembrando a história dele e mostrando os exemplos que ele deixou e que ele continua mais vivo do que nunca”, disse. O primeiro mutirão de Íris aconteceu em 1967, também na região Noroeste de Goiânia.
Leia também: Goiânia recebe R$ 14 milhões em máquinas para manutenção do aterro sanitário
Ainda sem titular, secretaria de Mabel ganha consultor informal
Serviços
A Prefeitura realizou uma grande mobilização de serviços voltados para o bem-estar e a promoção dos direitos das mulheres. Diversas secretarias municipais se uniram para proporcionar uma série de atividades, atendimentos e orientações em diferentes áreas.
O evento contou com oficina de defesa pessoal, além de serviços essenciais como o Sine Móvel, palestras sobre empreendedorismo feminino e orientação jurídica sobre os direitos das mulheres, com encaminhamentos para programas sociais.
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) ofereceu suporte psicológico, jurídico e social, além de serviços de Cadastro Único e emissão de carteiras para autistas e idosos, bem como passaportes intermunicipais para pessoas com deficiência.
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) contribuiu com orientações sobre violência doméstica e familiar, direcionando vítimas à Rede de Atenção à Mulher.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizou Telematrícula/Bolsa Família e oficinas de leitura, pintura e jogos.
Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofereceu vacinação, exames de saúde como aferição de pressão arterial e glicemia, além de consultas médicas. Também houve vacinação antirrábica para animais de estimação.
A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) distribuiu mudas nativas do Cerrado e plantas medicinais, além de fornecer informações sobre licenciamento ambiental e como fazer denúncias.
Pensando na garantia de momentos de lazer, a Secretaria Municipal de Esportes levou atividades recreativas, como tênis de mesa e pebolim.
Por fim, a GoiâniaTur preparou palestras, um tour virtual pela cidade e sessões fotográficas em cenários de Goiânia, oferecendo ainda impressões das fotos como recordação.
Participaram do evento os vereadores Igor Franco, Bruno Diniz, Wellington Bessa, Heyler Leão, Henrique Alves, Pedro Azulão Jr., Dr. Gustavo e Willian do Armazém e o deputado estadual Charles Bento.
Oportunidade
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços trouxe o Sine Móvel para o mutirão, oferecendo uma gama de serviços voltados ao mercado de trabalho, como busca por vagas, encaminhamentos para entrevistas, emissão de carteira de trabalho digital e inscrições em cursos de capacitação. O Procon Municipal esteve presente para fornecer orientações aos consumidores..
A Comurg, por sua vez, esteve encarregada dos serviços de limpeza urbana, incluindo capina, varrição, remoção de resíduos, roçagem, limpeza de rios e nascentes e pintura dos meios-fios. A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) focou em melhorias nas vias públicas, realizando tapa-buracos, manutenção de bueiros e bocas de lobo, troca de lâmpadas e adequação das vias para facilitar conversões à direita e a circulação de motos. Enquanto isso, a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) se ocupou da manutenção e atualização da sinalização viária, tanto vertical quanto horizontal, além de placas de orientação.