Prefeitos do PSDB aderem ao União Brasil
18 abril 2023 às 16h15
COMPARTILHAR
Desde a vitória como governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) conquistou o apoio de aliados em prefeituras e de parlamentares. Fato curioso, no entanto, é o elevado número de ex-tucanos que trocaram de ninho e hoje fazem parte da base de Caiado.
A prefeita de Matrinchã, Ivânia Alves, trocou o PSDB e filiou-se na última sexta-feira, 14, ao União Brasil.
O prefeito de Aragoiânia, José Garcia Souza, também deixou o PSDB e se filiou, junto a outros prefeitos, ao União Brasil, comandado em Goiás por Caiado.
Nomes de outros partidos, como o PDT, Podemos e Solidariedade também chegaram para ampliar a base do governador nos municípios. Flávio Divino Maurício de Moura, prefeito de Mara Rosa; José Garcia de Souza; prefeito de Posse, Helder Silva Bonfim e o prefeito de Novo Gama, Eleuses Rodrigues Gonzaga.
O principal nome do PSDB até 2022, Jânio Darrot, que presidiu a sigla até aquele ano, se uniu em torno da reeleição do governador ao lado de Marden Júnior.
Saiba mais
Nas eleições do ano passado, em Goiás, além da reeleição do governador Ronaldo Caiado, o União Brasil elegeu seis deputados estaduais e dois deputados federais. O partido recebeu 12,5% dos votos na eleição proporcional estadual e 10,85% na federal. Nas duas eleições, foram os filiados do UB os mais votados no Estado: Bruno Peixoto, deputado estadual, que acabou se elegendo também presidente do legislativo goiano; e Sylvie Alves, a campeã de votos para a Câmara Federal.
O União Brasil nasceu em 2022, a partir da fusão do DEM e PSL, partido que elegeu Caiado ao governo de Goiás em 2018, com o PSL. A legenda é uma das maiores bancadas do Congresso Nacional, com 59 parlamentares na Câmara dos Deputados e nove cadeiras no Senado Federal, e reúne cerca de 545 prefeituras em todo o país.