A Prefeitura de Goiânia realizou uma homenagem aos ex-prefeitos da Capital e a personalidades que ajudaram na construção da história de Goiânia na noite deste domingo, 29, no Centro de Convenções da PUC. A cerimônia, que  teve apresentação especial da Banda Sinfônica do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, encerrou o último fim de semana do mês de outubro, marcado por celebrações do aniversário de 90 anos da Capital em todas as regiões da cidade.

Em seu discurso, o prefeito Rogério disse que Goiânia é uma cidade que se orgulha da sua história, da sua arquitetura art déco, de sua tradição na música sertaneja, da sua diversidade cultural e gastronômica, de sua vocação para o ensino e pesquisa, de sua economia pujante e diversificada, da sua qualidade de vida e do seu espírito empreendedor. “É uma cidade que se renova a cada dia, sem perder sua identidade e sua essência. Por essas e outras razões, posso afirmar: Goiânia é uma potência”, afirmou o prefeito.

Citando nominalmente todos os 25 ex-prefeitos da Capital, incluindo Maguito Vilela, a quem fez uma referência especial, Rogério Cruz ressaltou que a Capital abraça a todos e adota a quem chega em Goiânia buscando uma nova vida. “Por isso, neste aniversário de noventa anos, quero parabenizar Goiânia e todos os seus moradores que fazem dessa cidade um lugar único e especial. Que possamos continuar trabalhando juntos para fazer de Goiânia uma cidade cada vez melhor, mais justa, mais humana e mais feliz. Parabéns, Goiânia, pelos seus 90 anos”, completou.

A Prefeitura de Goiânia homenageou 51 pessoas, entre familiares de ex-prefeitos e personalidades pela contribuição na história da construção e da prestação de serviços a Goiânia. Os homenageados receberam Diploma de Honra ao Mérito que destaca que o reconhecimento é um “testemunho do comprometimento e relevância com a nossa Capital”.

O presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo, agradeceu especialmente o prefeito Rogério pela celebração dos 90 anos de Goiânia. “É um momento muito especial para a nossa cidade e poucos tiveram essa sabedoria de levar para os quatro cantos da cidade a comemoração do aniversário de Goiânia. Você (Rogério) teve a sensibilidade de levar a felicidade para os quatro cantos de Goiânia”, disse. “Essa homenagem que você faz hoje aos ex-prefeitos que passaram pela cidade é algo que tem que ser exaltado, porque mostra a sensibilidade, o carinho e o respeito que você tem pela história de Goiânia”, completou.

O secretário de Governo, Jovair Arantes, ressaltou que parentes de todos os prefeitos de Goiânia compareceram ao evento para receber a homenagem. “O primeiro tijolo de Goiânia foi colocado por Pedro Ludovico, e Pedro Ludovico Neto está aqui. Nós sabemos que Goiânia foi uma das cidades que mais receberam pessoas do Brasil e do mundo. Todos que chegam não vão embora, ficam aqui e constroem suas famílias”, pontuou o secretário.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, discursou em nome dos homenageados. Ele citou a importância do trabalho de cada na construção da história de Goiânia. “Quero dizer da nossa alegria em poder participar desses 90 anos de Goiânia e de receber essa homenagem, pois ela é feita a homens e mulheres que ajudaram a construir essa Capital. Que ajudaram a colocar vários tijolos na nossa cidade de Goiânia”, afirmou.

Homenageados:

Presente na cerimônia para receber a homenagem feita ao avô, Pedro Ludovico Neto foi aplaudido de pé pela plateia que prestigiou o evento. O primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, foi representado pelo seu neto, Carlos de Freitas.

Já o ex-prefeito Daniel Antônio recebeu pessoalmente sua homenagem das mãos do prefeito Rogério. Jaime Câmara  foi representado por seu filho Júnior Câmara, presidente do Grupo Jaime Câmara.

Também receberam as homenagens, Dalmo Antônio de Paula Teixeira, filho do ex-prefeito João de Paula Teixeira Filho; a filha de Joaquim Roriz, Liliane Roriz; o neto de Nion Albernaz, Thiago Albernaz, e familiares dos ex-prefeitos Manoel dos Reis, Hélio Mauro Humbelino Lôbo e Hélio Seixo de Brito.

Representantes do setor produtivo compareceram em peso à cerimônia. Receberam a homenagem, além do presidente da Fieg, Sandro Mabel, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi; o presidente da Adial, José Carlos Garrote; o presidente do Sinduscon, César Mortary; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Fernando Carlos Pereira; o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Goiás, José Divino Arruda; o presidente do Sindicato das Cooperativas-Sistema OCB/GO, Luis Alberto Pereira; o presidente do Sindlojas, Cristiano Caixeta; o presidente do Sinsposto, Márcio Martins da Castro Andrade; o presidente da Ademi, Felipe Melazzo; o presidente da AGOS, Sirlei Antônio Couto; presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira; o presidente da Sifaeg, André Rocha; e o presidente da Abrasel, Danilo Ramos.

Também receberam o diploma, o escritor e folclorista Waldomiro Bariani Ortêncio que, aos 100 anos, foi representado na cerimônia pela filha Maria Luci; a reitora da PUC-Goiás, professora Olga Izilda Ronchi; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM- GO), Joaquim Alves de Castro Neto, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Geraldo Rodrigues Nascimento, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/GO), Rafael Lara Martins, entre outros.