A estreia do horário eleitoral gratuito nesta sexta-feira, 30, trouxe estratégias distintas das candidatas à Prefeitura de Porangatu. A prefeita Vanuza Valadares (UB), que lidera as últimas pesquisas de intenção de voto e busca a reeleição, fez questão de destacar o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), o governador mais bem avaliado do país, de acordo com a pesquisa AtlasIntel publicada recentemente. Em contraste, sua adversária, Gláucia Melo (PSDB), evitou qualquer menção ao ex-governador Marconi Perillo, figura central do seu partido.

No programa de Vanuza, a prefeita aparece ao lado de Caiado e do seu candidato a vice, Maurício da Gep (MDB), reforçando a força de sua aliança com o governador, que destacou a continuidade do trabalho em Porangatu. “Vocês me reelegeram governador do estado de Goiás e aí eu pude completar as ações que eu vinha fazendo no meu primeiro mandato. É exatamente o que a Vanuza precisa, de mais esses quatro anos para completar tudo aquilo que ela ainda está concluindo”, afirmou Caiado.

Já Gláucia Melo preferiu não associar sua imagem a de Marconi Perillo, que é presidente nacional do PSDB. Vale destacar que a candidata é viúva do ex-prefeito Júlio “da Retífica” Melo e irmã do ex-prefeito Pedro Fernandes, ambos aliados do ex-governador. Apesar de forte ligação com Marconi, Gláucia optou por não mencionar o nome de Perillo em seu programa.

A candidata também minimizou a presença do PSDB no programa, com o símbolo do partido aparecendo discretamente ao lado de outros na menção à coligação, sugerindo uma tentativa de distanciamento das polêmicas que envolveram o ex-governador. A ausência de Marconi no programa de Gláucia é interpretada como uma estratégia para evitar que as controvérsias do passado impactem negativamente sua candidatura.

Opção Pesquisas

A atual prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (UB), marcou uma ampla vantagem na corrida eleitoral do município e figurou com 49,4% das intenções de voto na pesquisa estimulada do instituto Opção Pesquisas, divulgada neste domingo, 18. Em segundo e terceiro lugares aparecem Gláucia Fernandes (PSDB), com 27,1%, e Gustavo Dourado (PL), com 5,2%, respectivamente. Já na espontânea, Vanuza também aparece na dianteira, com 36,7%.