PL busca criação de rede de apoio para servidores acometidos por falta de saúde mental
12 agosto 2024 às 12h37
COMPARTILHAR
A vereadora por Goiânia Aava Santiago (PSDB) é responsável pela criação de três projetos de leis municipais que tem como objetivo zelar pela saúde mental de trabalhadores da saúde, da educação e da segurança pública do município de Goiânia.
A proposta inclui a promoção do “Educadamente”, iniciativa que promove atenção e saúde mental para servidores da rede de educação, envolvendo de professores a zeladores das instituições educativas. Faz parte da atividade o “Seguramente”, que é voltado para trabalhadores da segurança pública. E o “Saudavelmente”, que inclui a criação do Programa de Cuidado com a Saúde Mental dos Profissionais da Rede Pública de Saúde.
As respectivas áreas contempladas são segmentos que possuem profissionais que são vulnerabilizados em decorrência dos trabalhos que exercem.
As duas primeiras matérias foram vetadas pelo prefeito Rogério Cruz (Solidariedade). Segundo o chefe do executivo municipal, as matérias geram despesas para a prefeitura. Em entrevista ao Jornal Opção, a vereadora Aava Santiago explicou que a proposta dos projetos é realizar parceria entre prefeitura e instituições de ensino superior que possuem núcleos de práticas de saúde mental.
O principal objetivo do Saudavelmente (e dos outros projetos) é criar uma rede de suporte para que essas trabalhadoras e trabalhadores possam exercer suas funções com mais segurança, tendo a própria integridade resguardada. Estamos falando de profissões de muito estresse porque se lida diretamente com a vida das pessoas — indivíduos que estão com dor, que estão doentes, famílias em situação de perigo. Por outro lado se tem uma rede de saúde municipal com problemas crônicos que afetam os profissionais que estão no atendimento.
A concepção dos projetos envolve atendimentos psicológicos que serão facilitados em colaboração com os Núcleos de Prática em Psicologia de instituições de ensino superior. Segundo a vereadora, além de reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde, é essencial também cuidar daqueles que se dedicam a cuidar dos outros. “Esses profissionais enfrentaram grandes desafios durante a pandemia, chegando a níveis de exaustão física e mental. Portanto, é justo e fundamental oferecer suporte psicológico a essas pessoas”, diz Aava.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em abril do ano passado, 80% dos profissionais de saúde entrevistados experimentaram impactos negativos na saúde mental devido à pandemia no Brasil. No entanto, apenas 19% desses profissionais procuraram ajuda para enfrentar o problema.
Desde o ano passado o Jornal Opção tenta contato com a prefeitura de Goiânia em busca de dados que informem sobre funcionários públicos acometidos por questões relacionadas à saúde mental. Até então não obtivemos respostas. O espaço segue em aberto.
Leia também Aava Santiago é cotada para disputar o governo de Goiás em 2026 pelo PSDB;