Pesquisa aponta que 50% das pessoas aprovam o trabalho do presidente Lula

09 maio 2024 às 11h43

COMPARTILHAR
No Brasil, 50% das pessoas aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 47% desaprovam e 3% não sabem responder. Pela primeira vez, o percentual dos que aprovam e desaprovam empata tecnicamente, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira, 8. A aprovação do governo federal oscilou um ponto percentual para baixo e a reprovação um ponto para cima em relação à última pesquisa, realizada em março.
O percentual dos que aprovam o trabalho da gestão Lula oscilou de 35% para 33% em relação a fevereiro, enquanto as percepções negativas passaram de 34% para 33%. O grupo que classifica o governo como “regular” variou de 28% para 31%. Levando em conta a margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos, os três grupos são estatisticamente equivalentes.
Para 67% dos entrevistados, o poder de compra dos brasileiros diminuiu nos últimos 12 meses, enquanto 19% acreditam que aumentou. Sob o governo Lula 3, nunca houve tantas pessoas sentindo o aperto da inflação e tão poucas percebendo uma diminuição nos preços de bens e serviços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostra uma inflação acumulada de 3,93% nos últimos 12 meses até março, um índice abaixo do teto da meta. Apesar disso, o grupo alimentação e bebidas teve uma alta ainda menor, de 3,10%, mas 73% dos brasileiros afirmam que os alimentos estão mais caros.
Presidente
A Quaest também perguntou para os entrevistados para quem acham que o governo Lula trabalha. A maioria (52%) considera que o governo trabalha para atender às necessidades de todos; 35% acham que o governo trabalha para atender às necessidades de quem votou em Lula, e 13% não souberam ou não responderam.
O levantamento encomendado pela Genial Investimentos ouviu 2.045 pessoas, em 120 municípios, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Programas do governo
Para os entrevistados pela Quaest, o programa do governo Lula com o melhor desempenho é o Farmácia Popular. Ao todo, o programa que entrega remédios gratuitos para a população é aprovado 85%. Apenas 4% dos entrevistados não concordam com a medida e 11% não conhecem a iniciativa.
A lista segue com o Bolsa Família, principal programa de combate à desigualdade social no Brasil. No total, o programa obteve 75% de aprovação entre os brasileiros e reprovação de 19%. Outros 6% disseram não conhecer essa iniciativa. O terceiro lugar ficou com o Desenrola, desenvolvido na atual gestão para renegociar dívidas dos brasileiros. Aqui, 71% indicam aprovação e 8% desaprovação. 21% apontam desconhecimento.
O presidente tem expressado insatisfação com as ações de comunicação dos ministros, argumentando que a população não está bem informada sobre as realizações do governo. De acordo com uma pesquisa recente, mais da metade das pessoas afirma desconhecer dois programas federais específicos: o novo PAC, lançado em agosto e sob responsabilidade do ministro Rui Costa (Casa Civil), e o programa Acredita, anunciado no mês passado pelo Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, chefiado por Wellington Dias.

Evangélicos
A pesquisa indica que, entre os evangélicos, o índice de desaprovação de Lula agora é de 58% (era de 62% em março), se igualando ao percentual observado entre os católicos (que se manteve estável em 58% entre as pesquisas). Já a aprovação entre os evangélicos passou de 35% para 39% no mesmo período. A margem de erro máxima para esse grupo é de 4 pontos percentuais.