Pedro Azulim acusa Ronilson de intimidação
29 março 2023 às 16h38
COMPARTILHAR
Durante a reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) encarregada de investigar a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) desta quarta-feira, 29, houve mais uma discussão entre seus membros. O presidente da comissão, Ronilson Reis, foi novamente acusado de utilizar a CEI para fins políticos ao chamar Rubens José Fileti, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), de “amigo íntimo” do vereador Henrique Alves (MDB), que também é membro da comissão.
No início da sessão, foi lido um requerimento para convocar Fileti para depor à CEI. Henrique pediu que o documento fosse votado separadamente e disse que não concordava com a convocação de Fileti naquele momento. Disse que preferia ouvir primeiramente os diretores da Comurg e outras pessoas com maior vínculo à companhia. Ao comentar o pedido de Henrique, Ronilson ironizou: “Em relação ao seu amigo íntimo, da sua família, que é o senhor Rubens José Fileti, ele tem um contrato com a Comurg de R$ 20 milhões”.
A declaração do presidente provocou a revolta dos membros da CEI. Henrique Alves pediu respeito e afirmou que não conhecia Fileti tão intimamente quanto Ronilson insinuou. “Ele sequer me apoiou politicamente, afirmou Henrique. O vereador Pedro Azulão Jr. (PSB) se mostrou indignado e pediu questão de ordem para demonstrar sua insatisfação. “Você não pode intimidar nenhum membro desta CEI. Se quiser levar essa CEI para o lado político, estou pronto. E, se quiser bagunçar aqui, também estou pronto”, disse Azulão, desafiando Ronilson.
Em seguida, Azulão pediu que Ronilson se retratasse, mas o presidente não o fez. “Azulão, parece que você não está participando da CEI. Você tem que aprofundar mais”, respondeu Ronilson. “Eu não estou politizando como você está fazendo, querendo aparecer, fazer graça”, respondeu Azulão, apontando o dedo para Ronilson. O vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) também criticou a atitude do presidente. Welton Lemos (Podemos) teve fala no mesmo sentindo, pedindo respeito e garantindo que o trabalho da CEI é sério.
Na sessão de ontem, 28, Ronilson já havia sido questionado por impedir Pedro Azulão Jr. de solicitar destaques durante a votação dos requerimentos. No final, a intimação de Fileti foi aprovada por 4 votos a 3, assim como o pedido de convocação do secretário de Finanças da Prefeitura, Vinícius Henrique, que também foi questionado por Henrique Alves.