O Partido Novo conseguiu 181 assinaturas de deputados federais para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Abuso de Autoridade. O pedido deve ser protocolado na Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito pelo deputado federal Marcel Van Hattem (Novo – RS), nesta quinta-feira, 24.

Com esse total de assinaturas, o Novo já pode formalizar o requerimento à Mesa Diretora da Casa. A quantidade supera o mínimo exigido de 171. Hattem informou que o pedido será protocolado nesta tarde.

Segundo ele, os apoiadores são representantes de 19 estados e de 12 partidos políticos. Entre esses, além do Novo, Republicanos, PL, PP, PSC, Podemos, União, PSD, MDB, Patriotas, Cidadania e PSDB.

Dentre os investigados, os parlamentares incluem ações do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tidas como supostamente abusivas e prática de “censura”. No documento são citadas três situações questionáveis de atuação das supremas cortes.

Confira os principais questionamentos:

1. busca e apreensão no endereço de empresários que compartilharam mensagens em aplicativos;

2. bloqueios de contas bancárias de 43 pessoas e empresas suspeitas de financiarem atos antidemocráticos; e

3. censura a parlamentares, ao economista Marco Cintra, à produtora ‘Brasil Paralelo’, à Jovem Pan e ao jornal Gazeta do Povo.