“Para ser o líder é preciso acreditar 100% no governo. E eu acredito”, diz Wilde Cambão
03 fevereiro 2023 às 18h50
COMPARTILHAR
Por Nielton Soares e Stéfany Fonseca
O deputado estadual Wilde Cambão (PSD) se tornou homem de confiança do governador Ronaldo Caiado (UB) e, por isso, foi escolhido para desempenhar o papel de líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) neste ano. Ele irá intercalar a liderança anualmente com o colega Talles Barreto (UB).
Ao Jornal Opção, Cambão contou como se deu a movimentação em torno do seu nome para a função nos últimos dias e da amizade que desenvolveu com Caiado. “Eu tenho uma relação muito boa com o governo. Eu fiquei quatro anos sendo muito leal, não para o projeto pessoal, mas por entender que era importante a ação que o governo estava fazendo em prol do Estado e das reformas que vieram. A gente precisava dar essa contribuição como parlamentar”, destacou.
Apesar de não ter tido o apoio de Caiado nas eleições municipais de Luziânia, em 2020, quando concorreu com o atual prefeito da cidade, Diego Sorgatto, o político, ao retornar para a Alego seguiu fiel à base do governo. “Não apoiei o governador na sua eleição em 2018, mas cheguei aqui nesta Casa e vi a preocupação do governo, até entender que [o Caiado] é um governador honesto e tem provado isso”, afirma.
Durante a legislatura passada, o parlamentar avaliou que a Casa contribuiu bastante com o Executivo. “A Assembleia conseguiu ajudar o governo, dando ao governo a condição que está hoje”, pontua. Acerca da proximidade foi criado com o governo, ele salienta que é uma “relação de amizade e de respeito”. Sobre a atuação parlamentar, Cambão avalia que “nunca fui aqui nesta Casa empecilho ao governador”. Ele completa: “Eu estou aqui hoje preparado para tentar fazer um trabalho de diálogo, este é meu perfil, de ouvir, de conversar e poder contribuir neste processo parlamentar”.
“Não quero ser o líder do líder, quero ser o líder de todos. A liderança é mais ou menos um processo de diálogo, para que se possa avançar nas pautas do governo, defender o governo, porque eu acredito neste governo, acredito que para ser líder é preciso acreditar 100% no governo. E eu acredito neste governo. Eu tenho total confiança e acredito no governador”, aponta.
Cambão exalta as primeiras propostas que estão sendo elaboradas pelo governo, como a reforma administrativa, que buscará maior atuação do Estado de Goiás no Entorno do Distrito Federal, e dos programas de Assistência Social. “Eu sei que as políticas públicas que ele [Caiado] está levando para o Estado, elas são políticas públicas que vão dar ao Estado condições de avançar muito e de dar àquelas pessoas que mais precisam da mão do estado, a sensação e certeza de que são acolhidas”, acredita.