“Nós queremos é debater a Reforma Tributária”, diz Caiado a Alckmin, em Goiânia
28 julho 2023 às 19h30
COMPARTILHAR
*Com informações de Fabrício Vera
Durante evento do agronegócio e indústria goiana, com presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado (UB) cobrou participação no debate da Reforma Tributária. O chefe do Executivo goiano foi o único que se posicionou contrário ao texto aprovado pela Câmara dos deputados.
“Não se pode nos rotular e nem querer nos demonizar, porque o que nós queremos é debater a reforma tributária. O que nós queremos é ser ouvidos, essa é proposição. Agora, uma pessoa redige um texto e você fala alguma coisa é taxado como contra. É difícil”, lamentou Caiado.
Durante sua fala, Alckmin garantiu que as sugestões do governador serão ouvidas “para buscar a melhor solução que compatibilize investimentos e atração de investimentos para a região”.
Para tanto, Caiado citou como exemplos fiscais bem-sucedidos no Estado voltado para a indústria e agronegócio. “Aqui, o senhor não pode imaginar o que foi a revolução do FCO, que é o Fundo Constitucional do Centro-Oeste, para estas empresas sobreviverem e para que o agronegócio fosse competitivo”, ressaltou.
Para as empresas, o governador elencou o crédito outorgado. “Se nós não tivéssemos incentivos fiscais em Goiás, nós não teríamos estes empresários gerando milhares de empregos e dando competitividade ao Estado”, frisou. “Nós não estamos no litoral, nós estamos a distância. Nós temos 7 milhões de goianos e somos competitivos com estados com mais de 40 milhões de habitantes”, compara.
Texto da reforma
Caiado criticou a redação da Reforma Tributária que é semelhante ao exemplo da tributação da França. “Em vez de se copiar um modelo, não sei se francês, então vamos copiar o modelo alemão”, sugeriu. Ele relaciona que a opção pela Alemanha seria mais adequada porque lá é uma federação.
“Respeitam-se os Estados. Respeitam-se os municípios”, Assim, segundo o governador, cada ente poderá realizar parcerias para continuar com crescimento econômico.
Leia também:
Em Goiânia, Alckmin diz que “Caiado vai ser ouvido” sobre reforma tributária
“Não é correto concentrar a arrecadação em Brasília”, diz Caiado sobre Reforma Tributária na Cidade de Goiás