No Rio de Janeiro, Caiado homenageia ex-prefeito da Capital e reencontra primo; presidente da Câmara Municipal

18 junho 2025 às 19h47

COMPARTILHAR
Na tarde desta quarta-feira, 18, o governador Ronaldo Caiado (UB) participou da sessão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro que homenageou os 80 anos do atual vereador e ex-prefeito da capital fluminense, Cesar Maia (PSD). O encontro foi recheado com autoridades conhecidas pelos cariocas dos três âmbitos, como o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSD) e o ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB).
Além das autoridades, o gestor estadual trocou cumprimentos com os dois primos de primeiro grau, o presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado, e o deputado estadual Claudio Caiado, ambos do PSD.
No evento, o gestor estadual enalteceu a vida do político e a responsabilidade fiscal do município. Desde 2021, o governador começou projetos para melhorar a segurança e saúde fiscal de Goiás, o que culminaram na saída do Regime de Recuperação Fiscal para o Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag). “Com sua capacidade, foi mostrando o quanto a responsabilidade fiscal passa a ser dominante para que um governo seja capaz de avançar em obras públicas e, ao mesmo tempo, nos programas sociais,” afirmou.
Prefeito e vereador com mais de 20 anos de experiência no cargo
Nascido em 1945, Maia é economista e entrou na vida pública como secretário estadual da Fazenda no governo do então governador Leonel Brizola (PDT), após isso, foi deputado federal e prefeito por três mandatos, como um dos prefeitos com mais tempo no cargo, com 12 anos no Executivo, ao lado de Eduardo Paes (PSD).

Nas eleições gerais de 2006, Maia foi cotado para presidência da República pelo Democratas (DEM), atual União Brasil (UB), enquanto em 2010 foi cotado pela coligação do DEM para uma cadeira do Senado, contudo, não obteve os votos suficientes. Em 2016, foi eleito na Câmara Municipal como o terçeiro vereador mais bem votado e segue como decano no Legislativo carioca, ou seja, com mais de dez anos no cargo.
Em Brasília, Maia e Caiado serviram na mesma legislatura da Câmara dos Deputados entre os anos de 1991 a 1993. “[Maia] emprestou toda a sua capacidade para mostrar ao Brasil algo que ninguém fazia na política. O cidadão achava que estado e prefeitura não quebravam e que podia gastar o que quisesse que não teria consequência alguma.”
Leia mais:
Justiça afasta responsabilidade do Estado em arcar com dívidas de OS que geria serviços de saúde
Vereadores comentam embate entre Câmara e MP no projeto de remanejamento de R$ 10 mi