COMPARTILHAR

A bancada goiana na Câmara dos Deputados se reuniu na manhã desta terça-feira, 7, com o ministro da Educação, Camilo Santana. De acordo com a deputada Adriana Accorsi (PT), o ministro anunciou que vai retomar as obras de creches e escolas de educação infantil que estavam paradas. Além disso, na reunião, foi prometido o envio de mais verbas para as universidades e institutos federais.

O deputado Ismael Alexandrino (PSD) comemorou o anúncio do ministro de liberar algo em torno de R$ 650 milhões nos próximos dias para quitar os pagamentos atrasados referentes ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele foi um dos deputados que reforçaram o pedido de mais recursos para universidades e institutos federais goianos. “Houve um contingenciamento do orçamento e isso afeta a pesquisa e o desenvolvimento”, afirmou.

Ismael também abordou uma pauta interministerial com o ministro da Educação, relacionada à retomada do Mais Médicos. “O programa aceita médicos formados em outros países sem a revalidação do diploma. E esses profissionais reclamam que só existem uma ou duas provas por ano. Sugeri que se faça pelo menos um exame por mês”, contou.

Nessa mesma reunião com o ministro, a deputada Silvye Alves (União Brasil) propôs um pacto pela educação básica. A ideia é que prefeituras, Estados e União se unam para destinar fundos que possam suprir o déficit de vagas em creches, por exemplo.

“Na ocasião, eu pude falar da importância de termos uma união nacional de proteção às crianças e aos adolescentes com um programa de capacitação para que os profissionais da educação tenham olhar atento para perceber crianças que estejam sofrendo qualquer tipo de abuso e denunciar”, acrescentou a deputada Adriana.

Deputadas federais por Goiás Adriana Accorsi (PT) e Silvye Alves (União Brasil) com Carol Dartora (PT), primeira deputada federal negra do Paraná

Mais cedo, as bancadas do Centro-Oeste e do Sul do país se reuniram nesta terça-feira, 7, com o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Nas redes sociais, a deputada Adriana, destacou que no café da manhã com Alckmin e Padilha, foram discutidos projetos importantes que trarão desenvolvimento para a região.

Vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro Alexandre Padilha e deputado federal Ismael Alexandrino (PSD)