Ministra da Cultura ignora servidores da Casa de Rui Barbosa na escolha de novo presidente

14 janeiro 2023 às 17h09

COMPARTILHAR
Servidores da Fundação Casa de Rui Barbosa manifestaram em nota oficial sua “surpresa e desagrado” pela indicação do novo presidente da instituição. O motivo foi a indicação do nome do secretário de Cultura de Niterói Alexandre Santini pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, de forma a ignorar a consulta interna dos servidores.
Os funcionários da Casa de Rui Barbosa não foram ouvidos sobre a escolha do novo presidente, e ficaram sabendo de sua nomeação pela imprensa. Em consulta interna, que foi ignorada, o grupo elegeu José Almino de Alencar (pesquisador aposentado da Fundação) como o melhor nome para comandar a instituição.
Leandro de Abreu Souza Jaccoud, presidente da Casa, escreveu na nota: “Consideramos ter havido uma insensibilidade do Ministério, que poderia ter evitado o desgaste, tanto com o corpo funcional como com os candidatos, caso tivesse sido mais transparente desde o início sobre suas intenções. Sem desdouro à pessoa indicada, desejaríamos reabrir a conversa com este Ministério na busca da formação de um consenso.”