MDB avança ao discutir estratégias para eleições 2024
21 março 2023 às 19h23
COMPARTILHAR
Participaram 25 dos 31 prefeitos filiados ao MDB de reunião com o vice-governador Daniel Vilela na tarde desta terça-feira, 21, no 4º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O encontro, realizado a portas fechadas, debateu os caminhos do partido para as eleições municipais, estratégias e o apoio dos prefeitos na última eleição.
No cenário atual, o partido quer candidatura própria nas maiores cidades, como em Goiânia, Aparecida e Anápolis. Aqui, as expectativas estão sob a empresária Ana Paula Rezende Craveiro, filha do casal, já falecido, Iris Rezende – Iris Araújo. Outra certeza também é de que o MDB priorizará alianças com o União Brasil, legenda do governador Ronaldo Caiado.
No encontro de hoje, Daniel agradeceu os prefeitos pelo apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado, do União Brasil. Inclusive, lembrou de uma reunião no diretório do MDB em 2021, onde 27 dos 28 prefeitos entregaram uma carta solicitando ao partido apoio ao governo Ronaldo Caiado. “Vocês foram fundamentais e determinantes para que o MDB tomasse a decisão correta de aliança com Ronaldo Caiado”, disse ao agradecer o apoio dos pares.
Para os prefeitos, Daniel apresentou a equipe da vice-governadoria e deu destaque a Pedro Sales, como seu chefe de gabinete. Vilela agradeceu a parceria dos políticos durante a campanha de 2022 e se colocou à disposição.
Bastidores
Em entrevista ao Jornal Opção, os prefeitos explicaram que partido está com as portas abertas para possível retorno do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, mas que nenhuma articulação oficial foi feita nesse sentido.
“Eu acho que faria todos felizes trazer ele de volta para o partido [Gustavo Mendanha],” diz o prefeito de Buriti Alegre, Andre Chaves (MDB). O político emenda “é uma vontade minha”.
O prefeito de Guarani de Goiás, Janézio Pereira, do MDB, falou que a volta de Mendanha é interessante para compor o quadro do partido. Ele considera o nome “robusto” pelo favoritismo em Aparecida de Goiânia. “Seria uma volta natural (de Gustavo Mendanha). Acredito que Daniel Vilela entende que a divergência política já passou e agora a gente pensa no futuro”, ponderou.
Recém chegado ao partido, o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra comentou o protagonismo político de Maguito Viela e Iris Rezende na política e principalmente no MDB. O emedebista acredita que Daniel pode ser o próximo político a ocupar a cadeira do Paço. “Vislumbramos uma expectativa de telo como governador na próxima eleição”, concluiu.
O presidente do MDB Jovem em Goiás, Glaykon Rangel e o deputado estadual, Lucas do Vale também participaram do encontro. “Nós falamos sobre às necessidades dos municípios goianos, gerando essa proximidade do governo do estado com os municípios”, comentou o parlamentar.
Questionado sobre a possível volta de Mendanha, o deputado conclui: “Isso não foi abordado nem nos bastidores do partido, não teve uma discussão nesse sentido dentro do partido”.