Mais da metade dos deputados federais é contra PL do fim da escala 6×1, segundo Quaest

02 julho 2025 às 08h19

COMPARTILHAR
Mais da metade dos deputados federais da Câmara dos Deputados é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da escala 6×1, de acordo com levantamento da agência de pesquisa Quaest no relatório “O que pensam os Deputados Federais”. Dos 203 parlamentares ouvidos pela agência, 142 deputados são contra o projeto e apenas 44 são a favor, enquanto outros 16 afirmaram que não sabiam responder.
O projeto foi apresentado pela deputada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Erika Hilton após aglutinar assinaturas dos parlamentares para a tramitação da emenda constitucional. Em seguida, dirigentes do Governo Lula adotaram a pauta como um dos objetivos do Governo na Casa de Leis, junto a Reforma Tributária e o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
Além disso, o projeto que limita os supersalários é rejeitado dentro do Legislativo, correspondendo a 107 deputados contra e apenas 64 parlamentares a favor, enquanto os outros 30 não se posicionaram sobre o assunto.
Outro dado relevante da pesquisa mostra uma Casa dividida sobre o tema de um projeto de lei alternativo da anistia aos presos dos ataques do 8 de janeiro. De acordo com a amostra, 109 deputados são a favor, por outro lado, 48 são contra e os outros 44 não souberam responder. A PL da anistia era considerada um tema central da Oposição no Congresso Nacional, liderada pelo parlamentar Luciano Zucco (PL) e o líder da bancada do Partido Liberal (PL), Sóstenes Cavalcante.
Contudo, como conta os bastidores, a proposta teria sido rejeitada pela presidência das casas por causar intrigas com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Governo Federal por abrir brechas para a inclusão dos acusados de crime de Golpe de Estado no Supremo.
As avaliações foram mostradas no posicionamento político dos temas em discussão, que conta com outras 13 pautas políticas, como o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda e o fim da reeleição do executivo e extensão dos mandatos, ao qual a maior parte dos parlamentares é a favor.
O quantitativo reuniu entrevistas de 203 deputados federais de todo o território nacional, o que corresponde a cerca de 40% da Câmara.
Avaliação do Governo
A pesquisa também mostrou que a avaliação do Governo Lula dentro da Casa está em uma sua pior fase, com uma rejeição de 46% dos deputados federais, aprovação de 27%, além de uma manutenção de 24%. Enquanto isso, uma fatia da Oposição revela que 96% do grupo é contra o governo do petista, enquanto apenas 71% da base governista é a favor da presidência.
Por outro lado, os índices de aprovação e rejeição dos parlamentares que se definem como Esquerda e Direita é similar, com 84% de aprovação e 86% de rejeição, respectivamente.
Leia também:
Visita de ministro de Lula a Goiânia deve ter assinatura de acordo e debate sobre escala 6×1
Políticos, trabalhadores e empresários: escala 6×1 divide opiniões em Goiás