Lula recebe alta, mas deve voltar a conversar apenas na quarta-feira
21 novembro 2022 às 15h27
COMPARTILHAR
Depois de passar por um procedimento médico neste domingo, 20, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para tranquilizar os brasileiros. Por meio de uma publicação, ele disse que já estava em casa na capital paulista e que estava ‘tudo resolvido’.
O político recebeu alta da unidade de saúde na manhã desta segunda-feira, 21, mas ainda precisará repousar por dois dias. Ele deve começar a conversar a partir de quarta-feira, 23. A orientação da equipe médica é evitar discursos e falas mais longas nos primeiros dias, para poupar a voz e preservar a região operada. O petista também tem sido acompanhado por um fonoaudiologia.
Vale lembrar que na quarta, Lula tem uma reunião prevista no gabinete de transição, instalado no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Ainda não há definição sobre compromissos oficiais.
Cirurgia
Lula passou por procedimento para retirar uma lesão na garganta após chegar de agenda internacional no Egito e em Portugal. O procedimento já havia sido sinalizado quando Lula fez exames de rotina no Sírio no último dia 12, antes de embarcar para a 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU).
O petista foi acompanhado pelas equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Rubens Brito, Rui Imamura e Luiz Paulo Kowalski. Segundo o boletim, o procedimento mostrou ausência de neoplasia (tumor que ocorre pelo crescimento anormal do número de células).