O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) termina a primeira semana de governo com uma reunião de sua equipe de ministros e ministras, nesta sexta-feira, 6. O encontro começa às 9h30, no Palácio do Planalto e, segundo o próprio presidente, “só tem horário para começar”.

Em vídeo divulgado por sua assessoria, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que a reunião tem o objetivo de ser um momento de acolhimento dos novos integrantes do primeiro escalão do governo federal. “O presidente Lula fez questão de convocar essa reunião com todas e todos, fazendo um acolhimento desses ministros e ministras, dar partida no início do governo”, afirmou.

O encontro terá uma apresentação da Casa Civil sobre as principais ações de governo, incluindo um panorama sobre obras. O presidente também quer estabelecer entendimento entre os ministros para a retomada de uma relação federativa com estados e municípios.

Encontro com governadores

Lula marcou para o dia 27 de janeiro a primeira reunião com os governadores, o que também deve ser tema do encontro ministerial. Com os chefes dos governos estaduais, Lula quer estabelecer encontros periódicos e deseja que os estados apresentem suas prioridades para que haja parcerias.

Ao blog do jornalista Gerson Camarotti, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, adiantou que serão marcadas também reuniões temáticas com os governadores sobre saúde, educação, segurança e combate à fome. Ao mesmo tempo, haverá o pedido para que os governadores apresentem uma lista de obras paralisadas para que sejam retomadas.