Nesta terça-feira, 4 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá participar da cerimônia de apresentação dos Oficiais Generais das Forças Armadas que foram promovidos no dia 31 de março. Ela será realizada no Palácio do Planalto, às 16h, de acordo com o site Metrópoles. O evento ocorre em um momento em que o presidente Lula busca se aproximar dos militares.

Além dos 56 oficiais promovidos, a agenda deve reunir o ministro da Defesa, José Múcio, e os chefes das Forças Armadas: o general Tomás Ribeiro Paiva, do Exército; o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, da Marinha; e o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica.

A relação entre Lula e os militares ficou tensa após os atos de 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais promoveram ataques na área central de Brasília, invadindo e depredando as sedes dos Três Poderes.

Em declarações após o ocorrido, Lula afirmou que “muita gente” das Forças Armadas foi “conivente” com os atos. Desde então, Lula e os militares concordaram em reduzir a tensão e o presidente tem aumentado o número de agendas ao lado das Forças Armadas. Lula também deve participar de uma cerimônia em comemoração ao Dia do Exército no dia 19 de abril.