Esta sexta-feira, 9, promete ser movimentada para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de anunciar os futuros ministros do seu governo, o petista também anunciará os três comandantes das Forças Armadas durante a sua gestão. 

O critério de Lula, conforme companheiros de sigla próximos ao petista, é o tempo de serviço. Sendo assim, os novos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica são: General Júlio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção, sendo o mais antigo do Exército, com 63 anos.

A Aeronáutica, por outro lado, deve ser comandada pelo tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica, também de  63 anos. Fechando a seleta lista está o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha.

Os nomes dos três futuros comandantes devem ser anunciados por Lula após a confirmação de que o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, será o futuro ministro da Defesa.