Leur Lomanto Jr. é eleito presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

19 abril 2023 às 17h21

COMPARTILHAR
O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União–BA) foi eleito hoje, 19, por unanimidade, presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados para a 57ª Legislatura.
O parlamentar agradeceu e destacou que honrará a missão. Em seu pronunciamento, Leur Jr. disse que não irá permitir que a Câmara vire “ringue de batalha e palco de debates com xingamentos”. O parlamentar enfatizou que deseja contribuir para haver harmonia nas relações no Parlamento.
Ele reconheceu que a nova atribuição em sua vida pública será um grande desafio, pois dirigirá o colegiado em um momento “conturbado” da política do país.
“Temos um grande desafio pela frente, como foi dito por todos, que é o de zelar pela imagem da Casa. Saímos de uma eleição extremamente polarizada e isso vem se refletindo nos debates em todos os ambientes do país e no Parlamento, mas não podemos permitir que a situação continue como está. Aqui todos fomos eleitos democraticamente pela população brasileira. É natural que todos tenhamos embates e representemos nossas bandeiras, mas se depender dessa presidência não vamos permitir que a Câmara seja ambiente para ringue de batalha, seja vale tudo, palco de debates com xingamentos, que não contribuem com o debate sadio, que é o que a população tanto espera”, afirmou.
Novo presidente
O novo presidente ressaltou que a missão do Conselho não será meramente punitiva, mas a de promover o diálogo e o respeito nas relações.
“Vamos tratar todos os processos que aqui chegarem de forma tranquila e serena, dando a oportunidade de todos se defenderem”, enfatizou.
Escolhido para comandar o Conselho pelos próximos dois anos, Leur Lomanto Jr. exerce o segundo mandato de deputado federal. Ele substitui o deputado federal Paulo Azi (União–BA).
Leur foi eleito presidente, com 20 votos; o deputado Albuquerque (Republicanos-RR) foi eleito 1º vice-presidente, e Bruno Ganem (Podemos-SP) foi eleito 2º vice-presidente. Todos com 20 votos.